terça-feira, 29 de março de 2011

Prêmio Meme de Literatura


Soli Deo gloria! É só o que posso dizer pela indicação a mais um prêmio, ofertado pelo irmão Gabriel Ferraz Martins, autor do blog Na Graça de Deus. Obrigado, caríssimo!

Muito bem, vamos ao que interessa. Abaixo, seguem indicações de livros e blogs que servirão para a edificação de todo/a aquele/a que queira crescer "na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18a).

1 - Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual?

Ele escolheu os cravos - Max Lucado

Este livro de Max Lucado é esplêndido. Nele, o autor faz uma análise interessante e profunda do sacrifício vicário do Senhor Jesus na Cruz do Calvário.

A cruz... Os cravos... O sangue... A morte do Senhor... Tudo visto por uma ótica que foge ao lugar-comum, e que é relacionado pelo autor a cada momento prático da vida.

Uma obra indicada para evangelizar alguém, discipular novos convertidos ou, principalmente, se edificar! É um livro impactante! Depois de lê-lo, você não enxerga mais a vida da mesma maneira.


2 - Se você pudesse escolher apenas um livro para ler pelo resto de sua vida, qual seria?

Bíblia Sagrada

Sem dúvida alguma, se eu pudesse escolher um livro para ler pelo resto de minha vida, este livro, ou melhor, conjunto de livros, seria a Bíblia Sagrada.

Por ser divinamente inspirada, inerrante e infalível é que ela é o Livro dos livros. Que seriam dos livros que mais gostamos e que nos edificam sem a base bíblica?

Não há obra mais completa, que aborde passado, seja atual e ainda prediga o futuro com tanta exatidão quanto a Santa Palavra do Senhor Deus!

3 - Indique três de seus livros favoritos.

Heróis da fé - Orlando Boyer

Nesta obra, o saudoso autor Orlando Boyer faz uma compilação de biografias de grandes homens de Deus, usados poderosamente por Aquele que os chamou à Obra de Evangelização.

Nomes como Martinho Lutero, João Bunyan, Jônatas Edwards, João Wesley, Carlos Finney, dentre outros são os biografados nesta excelente obra.

As vidas de vinte homens de Deus são abordadas no livro: o chamado, as dificuldades, as vitórias, os desafios... A cada biografia lida, o leitor pode verificar como o Senhor da lida trata os Seus servos e como os auxilia na Obra d'Ele. Para quem quer se edificar e se inspirar a evangelizar, este livro é um tesouro que deve constar em qualquer estante cristã.


Redescobrindo Maria - Mauro Clark

O cearense Mauro Clark faz uma abordagem desprovida de qualquer preconceito -- vez por outra recorrente no meio evangélico -- acerca da vida da mãe de Jesus, Maria de Nazaré.

Redescobrindo Maria é leitura obrigatória a todo cristão evangélico que queira evangelizar católicos, uma vez que, seja por medo cair na idolatria a esta serva de Deus, seja por qual motivo for, pouco se sabe da vida da mãe do Senhor Jesus.

Mas é com base nas poucas informações de que dispõe o autor (afinal, a Bíblia só fala de Maria nos quatro evangelhos e no começo do livro de Atos dos Apóstolos), que ele faz um minucioso estudo desta figura tão importante para o Cristianismo, desfazendo as visões deturpadas acerca da mesma.

Artigo sobre Maria, mãe de Jesus: clique aqui.

No altar da idolatria sexual - Steve Gallagher

O pecado sexual é abordado pelo pastor norte-americano Steve Gallagher de forma franca e direta, uma vez que ele já sofreu com este mal, e foi libertado pelo Senhor Jesus para testemunhar de Seu poder e fundar um ministério com atuação neste campo.

Pastores, líderes, evangelistas, missionários, cantores, instrumentistas... Ninguém está isento de cair no pecado sexual, e isto fica bem claro nos exemplos dados no livro.

Por meio de testemunhos -- incluindo o seu --, Gallagher aborda nesta obra contundente que fatores podem levar um cristão fiel a resvalar no lodo do pecado sexual, não importando sua posição eclesiástica. O melhor da obra são os conselhos embasados todos na Palavra de Deus, que indicarão o caminho da luz àqueles que estiverem nestas práticas sexuais ilícitas. Uma obra indicada para quem sofre ou conhece quem sofra com pecados sexuais.

4 - Indique 10 blogs para este Meme:

Clávio Juvenal Jacinto - http://judas3.blogspot.com/
Rodrigo César dos Santos - http://logikosrcs.blogspot.com/

Por enquanto, é isto, amados! Que Deus os abençoe e que vocês possam abençoar vidas também.

Grande abraço!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Selo de Qualidade


Ao Senhor dos Exércitos seja a honra, a glória e o louvor pelo Selo de Qualidade dado ao Blog A Epístola pelo irmão Gabriel Ferraz Martins, autor do Blog Na Graça de Deus.

Deus te abençoe, amado irmão!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O ossuário do irmão de Jesus e o silêncio da mídia

Quando descobrem um fóssil duvidoso tido por algum especialista como "elo perdido" ou coisa que o valha, a mídia geralmente faz aquele estardalhaço. Por que, então, silenciaram sobre a primeira descoberta arqueológica referente a Jesus e Sua família? O ossuário (urna funerária, foto abaixo) de Tiago data do século 1 e traz a inscrição em aramaico "Tiago, filho de José, irmão de Jesus" (Ya'akov bar Yosef achui d'Yeshua). Oculto por séculos, o ossuário foi comprado muitos anos atrás por um colecionador judeu que não suspeitou da importância do artefato. Só quando o renomado estudioso francês André Lemaire viu na urna, em abril de 2002, a inscrição na língua falada por Jesus, foi que se descobriu sua importância. O ossuário foi submetido a testes pelo Geological Survey of State of Israel e declarado autêntico. Segundo o jornal The New York Times, "essa descoberta pode muito bem ser o mais antigo artefato relacionado à existência de Jesus".
Estou lendo o ótimo livro O Irmão de Jesus (Editora Hagnos, 247 p.), que trata justamente da descoberta do ossuário de Tiago. A autoria é de Hershel Shanks, fundador e editor-chefe da Biblical Archaeology Review, e de Ben Witherington III, especialista no Jesus histórico e autor de vários livros sobre Jesus e o Novo Testamento. O prefácio é do próprio Lemaire, especialista em epigrafia semítica e autoridade incontestável no assunto. Hershel conduz a história de maneira muito interessante, revelando os bastidores da descoberta e as reações a ela, afinal, o ossuário, além de autenticar materialmente o Jesus histórico, afirma que Ele tinha um irmão chamado Tiago, filho de José e, possivelmente, também de Maria. Segundo a revistaTime, trata-se de "uma história de investigação científica com alta relevância para o cristianismo", talvez por isso mesmo deixada de lado por setores da mídia secular e antirreligiosa.
O livro é bom, o achado é tão tremendo quanto o dos Manuscritos do Mar Morto (na década de 1940), e eu estou fazendo minha parte, divulgando-o aqui. Vale a pena ler!

Veredito: ossuário do irmão de Jesus é verdadeiro

Ela pesa 25 quilos. Tem 50 centímetros de comprimento por 25 centímetros de altura. E está, indiretamente, no banco dos réus de um tribunal de Jerusalém desde 2005. A discussão em torno de uma caixa mortuária com os dizeres “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” nasceu em 2002, quando o engenheiro judeu Oded Golan, um homem de negócios aficionado por antiguidades, revelou o misterioso objeto para o mundo. A possibilidade da existência de um depositário dos restos mortais de um parente próximo de Jesus Cristo agitou o circuito da arqueologia bíblica. Seria a primeira conexão física e arqueológica com o Jesus do Novo Testamento. Conhecido popularmente como o caixão de Tiago, a peça teve sua veracidade colocada em xeque pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). Em dezembro de 2004, Golan foi acusado de falsificador e a Justiça local entrou no imbróglio. No mês passado, porém, o juiz Aharon Far¬kash, responsável por julgar a suposta fraude cometida pelo antiquário judeu, encerrou o processo e acenou com um veredicto a favor da autenticidade do objeto. Também recomendou que o IAA abandonasse a defesa de falsificação da peça. “Vocês realmente provaram, além de uma dúvida razoável, que esses artefatos são falsos?”, questionou o magistrado. Nesses cinco anos, a ação se estendeu por 116 sessões. Foram ouvidas 133 testemunhas e produzidas 12 mil páginas de depoimentos.

Especialista em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Rodrigo Pereira da Silva acredita que todas as provas de que o ossuário era falso caíram por terra. “A paleografia mostrou que as letras aramaicas eram do primeiro século”, diz o professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). “A primeira e a segunda partes da inscrição têm a mesma idade. E o estudo da pátina indica que tanto o caixão quanto a inscrição têm dois mil anos.” O professor teve a oportunidade de segurá-lo no ano passado, quando o objeto já se encontrava apreendido no Rockfeller Museum, em Jerusalém.

Durante o processo, peritos da IAA tentaram desqualificar o ossuário, primeiro ao justificar que a frase escrita nele em aramaico seria forjada. Depois, mudaram de ideia e se ativeram apenas ao trecho da relíquia em que estava impresso “irmão de Jesus” – apenas ele seria falso, afirmaram.

A justificativa é de que, naquele tempo, os ossuários ou continham o nome da pessoa morta ou, no máximo, também apresentavam a filiação dela. Nunca o nome do irmão. Professor de história das religiões, André Chevitarese, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levanta a questão que aponta para essa desconfiança. “A inscrição atribuiria a Tiago uma certa honra e diferenciação por ser irmão de Jesus. Como se Jesus já fosse um pop¬star naquela época”, diz ele. Discussões como essa pontuaram a exposição de cerca de 200 especialistas no julgamento. A participação de peritos em testes de carbono-14, arqueologia, história bíblica, paleografia (análise do estilo da escrita da época), geologia, biologia e microscopia transformou o tribunal israelense em um palco de seminário de doutorado. Golan foi acusado de criar uma falsa pátina (fina camada de material formada por microorganismos que envolvem os objetos antigos). Mas o próprio perito da IAA, Yuval Gorea, especializado em análise de materiais, admitiu que os testes microscópicos confirmavam que a pátina onde se lê “Jesus” é antiga. “Eles perderam o caso, não há dúvida”, comemorou Golan.

O ossuário de Tiago, que chegou a ser avaliado entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões, é tão raro que cerca de 100 mil pessoas esperaram horas na fila para vê-lo no Royal Ontario Museum, no Canadá, onde foi exposto pela primeira vez, em 2002. Agora que a justiça dos homens não conseguiu provas contra sua autenticidade, e há chances de ele ser mesmo uma relíquia de um parente de Jesus, o fascínio só deve aumentar.

________________________
BORGES, Michelson. O Ossuário do irmão de Jesus e o Silêncio da mídia e Veredicto: ossuários do irmão de Jesus é verdadeiro. In:
http://www.arqueologiabiblica.blogspot.com/ Acesso em: 17/01/2011 (segunda-feira).

Clique e veja mais: http://aepistolla.blogspot.com/2009/05/o-que-diz-biblia.html

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Será que Deus é culpado?


Finalmente a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:

'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'

Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'

À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.

Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'. E então concordamos com ele. Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal Então foi decidido que nenhum professor poderia disciplinar os alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).

Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!' Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. E nós dissemos: 'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.

Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!! Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:

- 'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'

A resposta dele:

- 'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'

É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina. É triste como alguém diz: 'Eu creio em Deus'. Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também ''Crê'' em Deus.

É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados! Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.

Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.. Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa... 'Garanto que Ele que enxerga tudo em nosso coração está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas'.

_______________
Texto enviado por e-mail para mim.
Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!