quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Personagens Bíblicos

JESUS



Este sem dúvidas, é o maior nome de toda a humanidade, tanto é que dividiu a História em duas partes: antes e

depois dEle. Jesus nasceu em 3 a.C., na cidade de Belém da Judéia, por ocasião de uma viagem que seus pais terrenos, José e Maria, fizeram àquela cidade para serem recenseados (ou seja, contados entre o povo judeu), por ordem do rei Herodes. Sabendo do nascimento do Messias, o mesmo rei, Herodes, ordenou que todos os recém-nascidos meninos fossem mortos. Contudo, José e Maria conseguiram fugir para o Egito, de onde retornam quando Jesus está

com 12 anos.

Jesus cresceu e tornou-se um homem, saindo de sua casa aos 30 anos de idade para pregar a Palavra daquEle que O enviou (essa era a sua missão). Durante seu ministério, Jesus operou vários milagres (entre eles, curas, libertações e até ressurreição de mortos). Vendo tudo isso, os sacerdotes judeus, temendo que as idéias revolucionárias daquele homem surtissem efeito, o acusaram de se proclamar o Messias* (um crime naquela época). Obviamente não viram em Jesus o Enviado de Deus, predito pelos profetas. A partir daí, planejaram a prisão e morte (por crucificação), o que acabou se efetuando pelos romanos, no ano de 30 d.C. Todavia, isto constava nos planos de Deus para a salvação da humanidade. Mas ao terceiro dia, Ele ressuscitou e subiu ao céu, onde está ao lado direito de Deus, intercedendo por nós (Romanos 8.34), sendo dessa forma nosso Advogado (I João 2.1). E um dia Ele voltará para levar consigo a Sua Igreja, a qual Ele comprou com Seu precioso sangue, sofrendo dores indescritíveis na cruz do Calvário. É nisso que está depositada a confiança de todo cristão, pois o mesmo que prometeu é fiel para cumpri-lo. Ele pagou esse preço por mim e por você, pois nós não tínhamos condições de fazê-lo, porque o desejo do Todo-poderoso não é que todo homem se perca, masque se salve. Nisso Ele prova Seu imenso Amor (João 3.16). Aleluia!


__________________

*Assim como hoje, naquele tempo não eram raros aqueles que se diziam o Messias.


MOISÉS



A história do patriarca Moisés é bastante interessante. Ele foi poupado da morte, quando Faraó mandou que todos os bebês meninos dos hebreus fossem mortos. Moisés foi colocado em um cesto de palha no rio Nilo, para não ser morto, sendo desta forma encontrado pela filha de Faraó, que o adotou. Já crescido, Moisés viu um egípcio espancando um hebreu; tomado de fúria, ele matou o egípcio e fugiu para o deserto, onde mais tarde Deus se revelaria a ele em uma sarça¹ ardente. Sua missão: libertar o povo de Deus (os israelitas) que esta-va sendo oprimido por Faraó. Sendo assim, Deus lhe deu autoridade para ferir o Egito com pragas, caso Faraó não aceitasse libertar o povo, o que acabou por acontecer, já que Faraó não se dobrou ante a soberana vontade de Deus. Somente depois da última praga – a da morte dos primogênitos² – é que ele aceitou que o povo fosse embora. Mas, depois endureceu seu coração e foi perseguir os hebreus pe-lo deserto, encurralando-os em frente ao Mar Vermelho, que se abriu para que o povo passasse por entre ele, a pés enxutos! Aleluia! Quando o exército de Faraó quis persegui-los, entrando também no mar, ele se fechou, engolindo-os. Moisés continuou a liderar o povo pelo deserto, sendo um canal usado por Deus para que Ele se comunicas-se com Seu povo. Foi a Moisés que Deus entregou as tábuas contendo os dez mandamentos, escritos pelo dedo do próprio Deus. Moisés morreu após contemplar a Terra Prometida. Sua vida se encontra nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que são atribuídos à sua autoria, ao lado de Gênesis.

___________

1Um tipo de arbusto, típico do deserto.

2O primeiro filho ou filho mais velho.


MARIA



Com certeza, esta foi a maior mulher cristã. Há muito pouco sobre a história de Maria no Novo Testamento. Daí a razão de haver tantas distorções sobre a verdadeira trajetória da mãe de Jesus.O fato é que está registrado nos evangelhos que Maria era uma jovem virgem que foi desposada por José e foi escolhida por Deus para dar a luz ao Salvador do mundo: Jesus Cristo. Aleluia! Por ação do Espírito Santo de Deus, Jesus foi gerado em seu útero, fato este que gerou ciúmes em José,a quem Maria havia sido prometida por esposa. Este só aceitou se casar com ela quando o anjo do Senhor lhe disse,em sonho o que acontecera. Maria teve após Jesus, que foi o seu primogênito* (confira em Mateus 1:25 e Lucas 2:7), outros filhos, conforme podemos ler em Mateus 12:46 a 50; Marcos 3:31 a 35; 6:3; Lucas 8:19 a 21; João 7:3 a 10 e Atos 1:14 (há outra referência em Gálatas 1:19). Nesses textos, a palavra “irmão” ou “irmãos” refere-se não a primos como alguns crêem,mas a irmãos de útero, pois o Novo Testamento foi todo escrito em grego, e há uma palavra nesta língua para “irmão” e para “primo”. Maria permaneceu ao lado de Cristo até na hora de Sua crucificação, e, a Bíblia não relata, mas com certeza ela ajudou a espalhar a Palavra, pois era uma serva de Deus. Quanto a sua morte, a Bíblia também não relata, mas sem dúvidas isto se deu,pois a Bíblia diz que não há homem que não experimente a morte (cf. Salmos 89:48); logo, a questão da subida de Maria ao céu de corpo e alma é antibíblica. Veja o que o Senhor Jesus diz a esse respeito: “Ora, ninguém subiu ao céu,senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.”(João 3:13). “Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós [homens] do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” (Atos 4:19b, 20).


__________

* Segundo o Dicionário Aurélio, PRIMOGÊNITO é o "primeiro filho ou o filho mais velho".


SARA



Esposa de Abraão, nosso pai na fé (consequentemente, nossa mãe na fé), esta mulher é um grande exemplo de esposa e mãe encontrado no Antigo Testamento. Quando Deus chamou a Abraão de Ur dos caldeus, ela o acompanhou, como uma verdadeira companheira que era. Nesta época, seu nome era Sarai (que quer dizer "princesa"). Só depois é que o SENHOR modificou seu nome para Sara (que significa "mãe de muitas nações), assim como Abraão ("pai de muitas nações"), que antes se chamava Abrão ("pai fecundo"). Junto de seu esposo, ela viveu uma grande jornada até a Terra Prometida. Passou por grandes provações e recebeu do SENHOR a promessa de conceber um filho, sendo a mesma estéril! Tentando dar uma "ajudinha" aos planos de Deus, Sara ofereceu Agar (uma escrava que eles trouxeram do Egito) a Abraão, porque a mesma não via possibilidade de gerar um filho e, além disso, naquele tempo, todo filho de escravo era adotado como se fosse filho legítimo do senhor do escravo. Desta forma, Ismael (pai dos árabes) foi concebido. Mas o SENHOR não necessita de "auxílios" para efetuar o Seu querer! Já avançada na idade, Sara deu à luz a Isaque (pai de Jacó). Sara faleceu aos cento e vinte e sete anos. Sua vida pode ser encontrada no livro de Gênesis (o primeiro livro da Bíblia), do capítulo 12 ao 23, falando este último de sua morte.



PEDRO



Um dos primeiros apóstolos de Cristo, Pedro, antes de seguir ao Mestre, era pescador e se chamava Simão. Pedro era irmão de André e era também casado, o que pode se comprovar pelo fato do Senhor Jesus ter curado a sua sogra (cf. Mateus 8:14; Marcos 1:30, e Lucas 4:38), apesar de a Bíblia não nos dar o nome de sua esposa. Pedro teve altos e baixos em sua caminhada na fé: ele reconheceu na Pessoa de Jesus o Filho de Deus; o Senhor Jesus o incumbiu de pastorear a Sua Igreja (o que não quer dizer que Pedro tenha sido o fundador da Igreja, uma vez que Cristo é a Pedra Fundamental!); infelizmente também foi usado por Satanás, ao tentar convencer a Jesus de que não permitisse que viesse a ser preso e morto, além de ter negado a Jesus três vezes, na noite da prisão dEle. Pedro tinha tanta unção ¹ de Deus, que na sua primeira pregação, quase três mil almas se converteram ao Senhor Jesus (Atos 2:41), e os enfermos ficavam à sua espera para que pelo menos sua sombra os cobrisse (cf. Atos 5:15)! Isso era puro poder de Deus! Outro aspecto interessante da vida de Pedro é que podemos ver que ele só se converteu realmente a Jesus quando envelheceu, ou seja, a vivência de Pedro com Cristo em sua vida, o fez crescer dia-a-dia. Pedro foi morto por Nero, imperador romano, que incendiou Roma e culpou os cristão, ocasião na qual ordenou a morte do apóstolo. Quanto à forma de sua morte, a tradição diz que ele foi crucificado de cabeça para baixo, porém, isso não é comprovado. A Pedro é atribuída a autoria de duas Epístolas universais que levam seu nome (I e II Pedro). Cabe salientar que o mesmo era analfabeto, o que, segundo suposições, o teria levado a ditar o conteúdo epistolar a um escriba². Dormindo no Senhor, Pedro aguarda o retorno do Rei Jesus para ressuscitar e subir para o Céu com toda a Igreja amada.


___________

1 Sentimento de piedade.

2 Aquele que escrevia.


ABRAÃO



Ele é nosso pai na fé, também tido como o "amigo de Deus" (leia 2Crônicas 20:7), a quem o SENHOR chamou de Ur dos Caldeus, com a promessa de fazê-lo "pai de uma grande nação" (significado de seu nome). Quando foi chamado de sua terra natal, Abraão se chamava Abrão (que significa "pai fecundo"). Ele saiu de lá levando consigo a sua esposa, Sarai (que depois passaria a se chamar Sara), seu pai Tera e seu sobrinho Ló. Deus, que é fiel para cumprir com Sua Palavra, prometeu a Abraão lhe fazer herdar uma terra que manava leite e mel: Canaã; e também de lhe fazer uma grande nação e dar-lhe um filho. Em sua caminhada na fé, Abraão não só teve altos, mas também baixos. Quando a fome assolou a terra de Canaã, ele e toda a sua casa desceram ao Egito para escaparem daquela situação. Contudo, quando chegaram lá, ele disse que Sara não era sua esposa e, sim, sua irmã, temendo que fosse morto pelos egípcios, pois Sara era formosa e mais jovem que ele. De fato, Faraó quis a Sara como sua mulher, porém, por obra de Deus, o rei egípcio não a tocou, e quando soube da verdade, repreendeu a Abraão e os expulsou do Egito, dando-lhe, no entanto, gado e alguns escravos. Abraão voltou a Canaã com toda a sua fazenda e Deus tornou a lhe prometer um filho. Sara, entretanto, era estéril, ou seja, não podia gerar filhos. Talvez por isso ela tenha oferecido Agar (uma escrava que viera com eles do Egito) para que Abraão tivesse relações com ela para que lhe fosse gerado um filho, que, conforme o costume da época, seria como se fosse filho legítimo (dele e de Sara). Nasceu então, desta relação, Ismael. Porém, a Bíblia nos diz que para Deus não há impossível (Lucas 1:37)! O SENHOR abriu a madre* de Sara e esta concebeu, já avançada na idade, a Isaque, o filho da promessa. Algum tempo depois, Deus lhe pediu Isaque em sacrifício a Ele, e Abraão, mesmo triste, Lhe obedeceu. Quando estava prestes a realizar o sacrifício, um anjo enviado por Deus, o impediu, dizendo que seu temor ao SENHOR tinha sido provado! Que exemplo de confiança no Deus que tudo provê! Aleluia! A vida de Abraão é narrada no primeiro livro bíblico (Gênesis), do capítulo 11 ao 25.


______________

*“Abrir a madre” é uma expressão bíblica que quer dizer que a mulher poderá engravidar



JOÃO



Dos doze apóstolos, João era o mais querido por Jesus. No ministério cristão, João começou bastante jovem, com menos de vinte anos, segundo alguns estudiosos. Pela grande confiança e apreço que o Senhor Jesus tinha por João, deixou Maria, sua mãe, aos seus cuidados (cf. João 19:26, 27). Mas como deixá-la aos cuidados de um dos discípulos, se a mesma tinha outros filhos? Vale salientar que Jesus enfrentou resistência em seu próprio lar, pelos seus irmãos (leia João 7:1-9). João também é um dos quatro evangelistas, ou seja, é autor de um dos quatro evangelhos. Seu evangelho é cheio de detalhes que não estão nos outros três, como as bodas de Caná, por exemplo. De João também é a autoria de três epístolas com seu nome, além do livro de Apocalipse, o qual foi fruto de visões que o Senhor lhe deu na ilha de Patmos, onde estivera preso por amor ao evangelho de Cristo. Estas visões (e não sonhos como alguns falsos profetas afirmam) dizem respeito aos fatos que ainda se darão, no fim dos tempos. As mesmas são autenticadas por aquele que viveu ao lado do Mestre (cf. Apocalipse 22:8,18). Segundo estudiosos, João foi o único dos discípulos que não morreu martirizado, ou seja, que não foi assassinado por amor ao evangelho. Ele morreu bem velhinho, após cumprir sua missão aqui neste mundo. João é citado nos quatro evangelhos, que se encontram no Novo Testamento.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!