segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Epístola - Janeiro de 2006

PALAVRA VIVA:

“Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”
Livro de Salmos 125:1

Confiar é sinônimo de “acreditar”. Somente quem deposita sua confiança no Deus Altíssimo pode ter esperança de que tudo dará certo. Todo filho de Deus – aquele que já aceitou Seu Filho como Salvador – sabe que tudo que ele necessita será suprido pelo Nosso Pai Celeste (Mateus 6:19-34), pois tem quem inter-ceda por ele (Romanos 8:34; I Timóteo 2:5).Confiar em Deus, acreditar que Ele – e somente Ele – pode modificar o estado tenebroso de nossa vida para uma vida de vitórias, é o fundamento para se alcançar nossos objetivos. E tudo começa a partir do momento que somos feitos filhos dEle (João 1:11-13), renunciando nossa vida de pecados e abraçando Sua Palavra (Romanos 8:1). Por falar nisso, você já aceitou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida? Faça-o o quanto antes, se ainda não o fez, e seja um crente lavado e remido pelo sangue de Jesus e vitorioso em Sua Palavra. Deus é fiel!

“Eu e o Pai somos um.”
Lucas 1:35

Já vimos que Jesus é a Porta, o Caminho, o Autor e Consumador da fé, o Bom Pastor e a Luz do mundo. Vejamos mais uma de Suas infinitas atribuições. O Mestre, interrogado pelos judeus no templo de Salomão, se era ou não o Cristo, afirmou categoricamente com a autoridade que Lhe era devida, que era sim o Cristo, e mais ainda: que era junto com o Pai, UM! Isso foi considerado uma blasfêmia por eles, pois não sabiam que estavam diante do próprio Deus, em forma humana, isto porque não eram ovelhas de Jesus (v.26). Eles até ameaçaram apedrejá-Lo! Amados, assim como os judeus não creram (e não crêem!) que Jesus é Deus encarnado, todas as seitas também negam este fato. Não preciso nem citar alguns nomes, pois com algumas muitos de nós já tiveram algum contato. Bem, o fato é que suas doutrinas antibíblicas negam a Santíssima Trindade, composta pelo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Apesar de não termos a expressão “Trindade” na Bíblia Sagrada, podemos perceber que esta doutrina é ensinada pelas Sagradas Escrituras: isto podemos perceber em passagens como a criação do homem (Gênesis 1:26 – note o verbo “fazer” na 1ª pes. do pl.); após a queda de Adão(Gênesis 3: 22 – note a 1ª pes. do pl. “nós”); na confusão das línguas (Gênesis 11:7 – verbos “descer” e “confundir” na 1ª pes. do pl.); a bênção sacerdotal (Números 6:24-27 – o nome SENHOR repetido três vezes); a visão do profeta (Salmos 6:1-8 – invocação ao nome do SENHOR três vezes); a bênção apostólica (2 Coríntios 13:13 – definição de cada Membro da Trindade); a grande comissão (Mateus 28:19 – batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo); etc. Estes são alguns exemplos mais do que suficientes para pôr por terra essa crença ariana (entenda este termo lendo a seção Epístola Histórica) das seitas. Amado(a) leitor(a), cuidado para não cair nas garras dessas seitas, que até se dizer cristãs, mas que na verdade difundem doutrinas de demônios (cf. I Timóteo 4:1)! Que você seja abençoado(a) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“De sorte que fomos plantados com Ele pelo batismo de Sua morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”
Romanos 6:4

No início deste ano eu te pergunto: quer viver em novidade de vida? Aceite a Cristo, pois, de graça, Ele quer te dar a vida eterna (Rom. 6: 23). Só em Cristo temos uma vida nova! Quer ser mais do que vencedor? Aceite e siga Aquele que te amou primeiro (Rom. 8:31-39). Que Deus te abençoe e te guarde. Amém.

No início do século IV de nossa era, a Igreja de Cristo começou a sofrer com as heresias que se infiltravam em seu seio, dentre as quais, a de que Jesus não era o Deus-homem revelado nas Sagradas Escrituras, mas um deus de categoria inferior (se você prestar bem atenção, lembrará de que já ouviu esta heresia proferida por um membro de alguma seita). Imagine! Essa crença, defendida por Ário, um sacerdote de Alexandria, não era novidade:os gnósticos* já no século II pensavam semelhante, sendo fortemente combatidos pelos cristãos ortodoxos. O bispo de Alexandria, Alexandre, foi o primeiro a exigir explicações de Ário,que não abandonou sua herética ideologia, sendo por isso excomungado pelo bispo. Saindo de Alexandria, Ário foge para Antioquia, onde encontra o apoio de Eusébio, o bispo local, que convoca um concílio para debater as idéias de Ário, concluindo que não eram heréticas. Isto acirrou ainda mais a disputa entre arianos e os opositores, o que fez com que o imperador romano Constantino convocasse o concílio de Nicéia (não devemos nos esquecer que àquela altura, boa parte da Igreja se “casara” com o Estado, sentindo-se o imperador no direito de líder da Igreja, convocando um concílio; na verdade, estava ele preocupado com a divisão de seu “precioso” império!). O fato é que neste concílio foi formulado o segundo credo dos três principais da Igreja Cristã (junto com o Apostólico, que é o mais antigo, e o Atanasiano, o “mais recente”). O Credo Niceno é semelhante ao Apostólico, que diz: “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso. E em Jesus Cristo Seu Único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está sentado à direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja; não remissão dos pecados; na ressurreição do corpo”. Como se vê, o Credo Niceno, semelhante a este, punha por terra qualquer idéia ariana. Os seguidores de Ário foram combatidos e prevaleceu a doutrina bíblica. Infelizmente, muitas seitas têm se proliferado na atualidade, resgatando e difundindo suas heresias, quem não se distinguem muito das de Ário, cabendo ao crente muita cautela.
_______________________
*Gnóstico é aquele que pratica o gnosticismo, corrente filosófica que já permeava o seio da Igreja nos primeiros séculos. Estes acreditavam, dentre outras coisas, que a salvação era obtida por meio do conhecimento místico (gnosticismo significa “conhecimento”), e não por meio da fé em Jesus.


Disse o Apóstolo Paulo em sua Epístola aos Romanos que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Mas que ato é esse que, quando é praticado, afasta o homem da presença de Deus? O Dicionário Aurélio nos define como pecado a transgressão de preceito religioso; falta, culpa. O primeiro pecado humano foi a desobediência de nossos pais, Adão e Eva, às ordens do Todo-Poderoso, a qual todos sabemos bem. Note que após pecarem contra Deus, desobedecendo-O, eles foram expulsos do Paraíso e, consequentemente, da presença do Altíssimo. Outro exemplo clássico da Sagrada Literatura é o primeiro homicídio: Abel foi morto por seu irmão Caim. Não diferente do que aconteceu aos nossos pais, Caim saiu perpetua-mente da presença de Deus. No Novo Testamento, encontramos o conhecidíssimo exemplo de Judas Iscariotes: ele foi um dos doze discípulos de Cristo, mas O traiu por trinta moedas e indicou o Mestre com um beijo traiçoeiro quando Ele estava no Getsêmani e os guardas do templo foram prendê-Lo; após isso, Judas suicidou-se, ausentando-se assim eternamente da presença de Deus. Há muitos outros exemplos na Bíblia, mas que o espaço resumido não nos permite analisá-los;contudo, estes três exemplos já dão uma idéia do abismo que o pecado deixa entre nós e Deus.Mas, por que Deus detesta o pecado? Porque nosso Deus é Santo (cf. Levítico 20:7; 1 Pedro 1:16)! Aleluia! Ele repudia o pecado porque Sua natureza santa é totalmente contrária à tal prática, obviamente. A Palavra do SENHOR diz que, na condição de pecadores, somos Seus inimigos (Rom. 5:10a)! Que terrível! Toda carne sobre a Terra é pecadora, segundo a inerrante Palavra de Deus! Certa vez, estava caminhando à beira mar com uma jovem que me disse: “Eu quero que alguém prove qual foi o pecado que Maria cometeu!”. Ao que o Espírito Santo do SENHOR me impulsionou no coração para citar o versículo transcrito no inicio deste breve estudo. Claro, ela não teve argumento, pois eu citara a Palavra de Deus, que não erra! Talvez esta jovem pensasse que o pecado é manifesto apenas em prostituição, vícios, ódio, etc., que com certeza a mãe do Senhor não cometeu. Mas todos, sem nenhuma exceção, somos “herdeiros” do pecado de Adão (Rom. 5:12). Não precisamos cometer atos pecaminosos para sermos pecadores, isto já é inerente à natureza humana destituída da glória de Deus. Disso Maria sabia, pois em seu cântico (leia Lucas 1:46-55) ela deixa patente que precisa de um salvador (v. 47). Se realmente ela não tivesse a mancha do pecado original, precisaria ser salva? O Único imaculado é Jesus Cristo (Heb. 7:26;9:14;1 Ped 1:19). Ele sim, não tem nenhum pecado!

Na próxima edição vamos estudar um pouco sobre o gracioso perdão divino.


DAVI

Davi era um jovem quando Deus lhe escolheu par ser rei de Israel. Saul reinava antes de Davi, mas já não estava mais fazendo o que era reto aos olhos do SENHOR, por isso Deus enviou o profeta Samuel à casa de Jessé, pai de Davi, para indica o escolhido. Quando chegou lá, ficaram perante Samuel todos os filhos de Jessé, exceto Davi, que esta pastoreando naquele momento. Todos eram de boa aparência; tinham com certeza todas as prerrogativas físicas para serem reis. Mas nenhum daqueles era o escolhido. Samuel então perguntou se faltava algum varão, e disseram que faltava Davi. Talvez não o tivessem chamado para a apreciação do profeta por acharem-no novo demais e sem “aparência” de rei. Mas como diz o próprio Deus que Ele vê além das aparências: vê o coração (I Sam. 16:7). Quando Davi chegou, o SENHOR disse a Samuel que aquele era Seu escolhido. Claro, a escolha de um novo rei não agradou em nada a Saul, que por vezes tentou matar a Davi, sem, contudo, lograr êxito. Davi teve a chance de matá-lo, mas não o fez por temer a Deus. E quando um espírito maligno se apossava de Saul, Davi louvava a Deus e aquele espírito se afastava. Já rei, Davi, enfrentou o gigante filisteu Golias, que zombara dele por sua estatura. Contudo, na unção de Jeová, Davi atirou algumas pedras numa espécie de estilingue, que atingiram em cheio a testa do gigante, fazendo com que perecesse. Davi, assim como muitos servos de Deus, teve êxitos e fracassos em seu serviço ao Altíssimo. A Davi é atribuída a autoria do livro de Salmos, um dos mais conhecidos da Bíblia. Dentre eles, os mais conhecidos são os Salmos 23 e 91. Davi foi o pai de Salomão, que reinou em Israel quando ele morreu. Davi reino sobre Israel quarenta anos e depois disso morreu. Sua vida está registrada nos livros de I e II Samuel, I e II Reis, e I e II Crônicas. Da linhagem de Davi o SENHOR prometeu que nasceria o Redentor de Israel: de fato isto se cumpriu, pois analisando a genealogia de Jesus em Mateus 1:1-17 e Lucas 3:23-38, vemos que José era descendente de Davi.

Série especial:

Toda Palavra tem poder...


»Marilyn Monroe foi visitada por Billy Grahan durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do Evangelho, queria falar sobre Deus e a mensagem do Evangelho, ela lhe disse: “Não preciso do seu Jesus!” Uma semana depois, foi encontrada morta em seu apartamento.

»Tancredo Neves na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república. Os votos ele conseguiu, mas o “trono” lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.
Na próxima edição tem mais...

CONVERSA COM DEUS

Eu pedi a Deus que tirasse o meu orgulho e Deus disse: “Não! Não cabe a Mim tirá-lo, mas a você deixá-lo.”
Eu pedi a Deus que desse paciência e Deus me disse: “Não! Paciência não é concedida, é merecida. Paciência nasce da tribulação!”
Eu pedi a Deus que concedesse felicidade e Ele disse: “Não! Eu lhe dou as minhas bênçãos e a felicidade virá em fazer a minha vontade. A felicidade nascerá de você!”
Eu pedi a Deus que me livrasse do sofrimento e Ele disse: “Não! A dor lhe afasta das ilusões da vida e conserva você perto de mim.”
Eu pedi a Deus que fizesse crescer na vida espiritual e Deus disse: “Não! Você vai crescer por você mesmo. Cabe a Mim realizar as podas necessárias para que você produza frutos.”
Então, eu perguntei a Deus: “Senhor, Tu me amas mesmo?” E Deus disse: “Sim! Eu dei Meu Único Filho para morrer e por Sua morte na cruz do Calvário você pode viver uma vida nova e ganhar o céu pela fé.”
Então com o coração grato eu pedi a Deus que me ajudasse a amar os outros como Ele me amou, e Deus disse: “Finalmente você me entendeu!”


Você sabia?

»O maior livro bíblico é o dos Salmos, com 150 capítulos.
»O menor livro é a Segunda Epístola de João.
»O maior capítulo é Salmos 119.
»O menor capítulo é Salmos 117.
»O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
»O maior versículo é Ester 8:9.
»O menor versículo é Êxodo 20:13.
»O versículo central da Bíblia é Salmos 118:8.
»A Bíblia foi escrita em três idiomas:hebraico, grego e aramaico.

Fonte: Internet.

Testemunho:
“A minha cura”

O testemunho a seguir é da irmã Vanessa, membro da Assembléia de Deus Pentecostal (Belém-PB). O mesmo foi adaptado, tendo em vista o curto espaço:
“Há dois anos, minha prima faleceu de infecção urinária, e eu recebi uma lembrança com sua foto e homenagem a ela. Lembro-me de um trecho que dizia: ‘Se alguém falar que eu sou santa, diga que eu não sou a santa que me pintam, pois dentro de mim existe um pouco de demônio’. Não levando em conta a periculosidade desta ‘mensagem’, a lembrança foi guardada em meu quarto. Foi aí que o inimigo começou a agir, lançando enfermidades sobre mim, para que desistisse de ir para a casa do Senhor. Como ele de primeira instância não contemplou o resultado esperado, começou a lançar seta sobre minha mente para eu achar que estava com a mesma enfermidade de minha prima e que eu ia morrer da mesma forma. Ele é tão sujo, que minha mãe disse certa vez ouvir a voz da minha prima me chamando, e quando ela foi olhar, não era ninguém, aí ela repreendeu! Outra voz disse pra minha mãe que ela deveria jogar fora ‘aquele papel’ (a lembrança). A essa altura, já tinha sido constatada em mim uma infecção urinária, o que me entristeceu, mas não abateu minha mãe, que clamou a Deus, pedindo para que tirasse aquela enfermidade de meu corpo. E quando ‘a lembrança’ foi jogada fora, minha saúde foi restituída para a honra e a glória do nome do Senhor Jesus!
Que o meu testemunho venha a ser uma advertência para você amado(a) irmão(ã), pois temos que vigiar nas mínimas coisas, já que são nestas simples coisas que o inimigo tenta impedir as bênçãos que o Senhor Jesus tem pra nos dar; ou até mesmo roubar a nossa paz”.

Medite em:
“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”
João 10:10

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.”
Eclesiastes 12:1

TEMA: JOVEM x DEUS

Para começar esta nova seção, que tem por objetivo levar os jovens a refletirem sobre o sentido da vida, nenhum texto é mais propício do que este de Eclesiastes. Vivemos num mundo sem muitas perspectivas para o jovem: com maior freqüência e, o pior, com cada vez menor idade, os jovens se prostituem, se drogam, tornam-se violentos. Ora, a maior contribuição para a construção desse “caráter” nos jovens de hoje é devida à atuação “eficaz” da mídia: ela determina o que os jovens devem ouvir, vestir, ver, comer, etc. “Você é livre para fazer o que lhe der na telha”, “Viva cada dia como se fosse o último, não se preocupe com o amanhã”, frases como estas têm imperado no viver do jovem da atualidade. Ao ouvir a mensagem de salvação efetuada na cruz e o convite para aceitar Jesus como seu Salvador, o jovem tem uma resposta evasiva na ponta da língua: “Não estou pronto ainda, quando eu for mais velho(a),eu vou ser crente” ou “Eu não quero nenhum pastor pegando no meu pé; eu sou livre”. Primeiro, Deus não quer que alguém vá servi-Lo na sua velhice, a não ser que a pessoa só ouça a mensagem salvífica na idade avançada. Além do que, ninguém pode saber se vai ter tempo de se arrepender. E segundo, ser realmente livre é servir a Jesus, conhecendo a Verdade (João 8:32), que é Cristo (cf. João 14:6). Amado(a), o Senhor hoje te chama para servi-Lo enquanto você é JOVEM. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje: aceite a Jesus e viva em plena liberdade! Lembre-se do seu Criador agora na sua juventude e seja realmente feliz! Deus te abençoe.

Um comentário :

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!