terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Epístola - Abril de 2005

PALAVRA VIVA:

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

João 8:32

Só caminhamos em direção ao abismo se estivermos de olhos vendados. A partir do momento que tiramos a venda, então vemos o que nos espera e nos desviamos do trágico desfecho que nos aguardava. Mesmo assim, é quando aceitamos a Jesus: passamos a viver na luz da verdade. Depois de conhecê-lO, só caminhamos para o abismo se quisermos e continuarmos a ignorar Aquele que nos chama para viver na Verdade. Leia com bastante atenção o que se segue nesta edição e, se tiver uma Bíblia em casa, leia os textos e compare. Você verá que não será de outra maneira: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.




REFLEXÃO:


“Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará, e sairá, e achará pastagens.”

João 10:9


Somente quem tem toda autoridade, pode fazer esta afirmação e este alguém só pode ser um: Jesus Cristo. Neste texto, que se encontra no evangelho de João, o Mestre nos afirma que Ele (e somente Ele) é “a porta”. Mas de que porta o Senhor Jesus nos fala? Da salvação! Veja o que a Bíblia diz sobre a salvação: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos dos Apóstolos 4:12). Ainda que alguns afirmem haver outros nomes que “nos conduzem” à salvação, a Palavra de Deus nos assegura haver apenas um: Jesus. Há até quem afirme ser Maria uma porta de salvação, pelo fato desta ter gerado o Salvador. Todavia, não é isso que ela diz quando afirma ser o SENHOR o seu Salvador, colocando-se inclusive como sua serva (confira em Lucas 1:46 a 48). Quanto a este respeito (da salvação), há muitas deturpações, o que se deve ao fato de não se examinar a Bíblia,mas sim se dar ouvidos a determinações de homens e a tradições. Cristo falou aos fariseus o que a este caso se aplica: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Não é segundo tradições que nos salvamos, mas aceitando e seguindo a Jesus. Amigo, somente o Senhor Jesus é a porta que pode te conduzir à salvação. Queres obtê-la? Veja o que te diz Atos 16:31: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.” Que o Senhor te abençoe e te ilumine, em nome de Jesus. Amém!



MEDITE NA PALAVRA:

“O Senhor é meu pastor; nada me faltará.”

Salmos 23:1

O SENHOR Deus tem sido teu pastor? Se sua resposta foi “sim”, então não precisa se preocupar com o dia de amanha, porque Ele domina tudo e é Ele que nos provê tudo. Se ainda não depositou sua confiança nEle, provai e vede que Ele é bom. Creia nEle somente e verás que nunca serás abalado!



PERSONAGEM BÍBLICA:

MARIA

Com certeza, esta foi a maior mulher cristã. Há muito pouco sobre a história de Maria no Novo Testamento. Daí a razão de haver tantas distorções sobre a verdadeira trajetória da mãe de Jesus.O fato é que está registrado nos evangelhos que Maria era uma jovem virgem que foi desposada por José e foi escolhida por Deus para dar a luz ao Salvador do mundo: Jesus Cristo. Aleluia! Por ação do Espírito Santo de Deus, Jesus foi gerado em seu útero, fato este que gerou ciúmes em José,a quem Maria havia sido prometida por esposa. Este só aceitou se casar com ela quando o anjo do Senhor lhe disse em sonho o que acontecera. Maria teve após Jesus, que foi o seu primogênito* (confira em Mateus 1:25 e Lucas 2:7), outros filhos, conforme podemos ler em Mateus 12:46 a 50; Marcos 3:31 a 35; 6:3; Lucas 8:19 a 21; João 7:3 a 10 e Atos 1:14 (há outra referência em Gálatas 1:19). Nesses textos, a palavra “ir-mão” ou “irmãos” refere-se não a primos como alguns crêem, mas a irmãos de útero, pois o Novo Testamento foi todo escrito em grego, e há uma palavra nesta língua para “irmão” e para “primo”. Maria permaneceu ao lado de Cristo até na hora de Sua crucificação, e, a Bíblia não relata, mas com certeza ela ajudou a espalhar a Palavra, pois era uma serva de Deus. Quanto a sua morte, a Bíblia também não relata, mas sem dúvidas isto se deu, pois a Bíblia diz que não há homem que não experimente a morte (cf. Salmos 89:48); logo, a questão da subida de Maria ao céu de corpo e alma é antibíblica. Veja o que o Senhor Jesus diz a esse respeito: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.”(João 3:13). “Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós [homens] do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” (Atos 4:19b, 20).

___________

*Segundo o dicionário Aurélio, primogênito é o filho gerado antes dos outros.



MEDITE NISSO...

“As três coroas”


Havia uma coroa de ouro brilhante usada por um rei muito poderoso, que possuía muitos impérios. Este rei padeceu de uma doença muito grave, que acabou ceifando sua vida. Hoje esta coroa enfeita uma vitrine de um museu.

Havia outra coroa, só que de louros (prêmio aos campeões) de um atleta. Este atleta se destacara por vencer muitas provas e alcançar muitas metas. Mas com o passar do tempo, este atleta envelheceu e ficou sem vigor, nem se lembrando mais do homem forte que ele fora um dia.

No cantinho, havia uma coroa de espinhos, que foram retirados do caminho por alguém. Esta coroa tem a marca do sangue do homem justo que a usou. Este homem justo morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e vivo está, entronizado e reinando para sempre.

Comparando as três coroas: a de ouro, a do atleta e a de espinhos, concluímos que a mais valiosa é a de espinhos, pois pelo sangue entre os espinhos, o Rei Jesus nos deu a vitória e jamais será destronado. Aleluia!!!



VOCÊ SABIA?


»O livro de Apocalipse foi escrito entre os anos de 90 e 95 d.C. pelo evangelista João, que esteve preso na ilha de Patmos*.

»O Antigo Testamento foi quase todo escrito em hebraico (idioma do judeus)*.

»A palavra usada como irmão(s) nos evangelhos está identificando realmente este grau de parentesco (e não primo(s) como alguns pensam), pois os evangelhos foram escritos em grego, língua que diferencia claramente “irmão” de “primo”, o que não ocorre no aramaico (língua falada por Cristo).**


Fontes: * Revista Conhecer Fantástico. Ed. Arte Antiga, 2004.

** Revista Especial Jesus Cristo. Ed. Eclipse, 2004.



TESTEMUNHO:

Deus operou um milagre!


Há mais ou menos dez anos, minha mãe começou a perceber que ela estava perdendo sangue e não sabia por que. Isso durou três anos. Desesperada com aquilo, em uma noite, ela dobrou seus joelhos (nesta época ela ainda não havia aceitado a Jesus) e orou, confiando na cura que o Senhor operaria em sua vida.

Um dia, ela percebeu que algo havia sido expelido. Mal ela podia acreditar: era um feto tubário*! Quando ela foi se consultar com o médico, ele não acreditou no que havia acontecido. Tal caso era motivo para cirurgia para extração do feto e não assim de “forma espontânea”. “Um milagre!”, foi isso o que foi considerado pelo doutor.

Minha mãe passou muito tempo para aceitar a Cristo, se bem que ela já não praticava mais algumas coisas antibíblicas. Em uma noite de quarta-feira, atendendo a um convite meu, ela foi ao culto na igreja da qual eu faço parte. Ela já havia ido outras vezes. Nesta noite, o pastor pregou sobre a mulher que tinha um fluxo de sangue que tocou nas vestes de Jesus e foi curada (Lucas 8:43 a 48). Logo ela se identificou com a pregação e, quando o pastor fez o convite, ela aceitou a Jesus. Para a glória de Deus, ela está firme com Cristo Jesus. Aleluia! Glória a Deus!

__________

*Feto tubário é um feto gerado fora do útero.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!