sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Epístola - Setembro de 2005

PALAVRA VIVA:

“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”

Josué 1:9


Esta foi a mensagem de ânimo do Altíssimo a Josué (sucessor de Moisés), quando este se abatera pela perda de Moisés. No entanto, esta mensagem se estende, pela infinita graça de Deus, a todo aquele que nEle crê e aceita Seu Filho como Senhor e Salvador de sua vida. Todos aqueles que se encontram cansados e sobrecarregados devem procurar o Senhor Jesus, que é o Único que pode aliviá-los de seu fardo (Mateus 11.28)! Deus nunca desamparou àquele que O busca com sinceridade de coração. Este segredo é para quem crê! Quer ter esta promessa de ânimo contínuo em sua vida? Basta crer! Jesus é sempre fiel!!!



REFLEXÃO:

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”

João 11:46


Mais um atributo do Senhor Jesus sobre o qual refletiremos: Luz! Veja bem, a luz se opõe às trevas, assim como o conhecimento se opõe à ignorância. O Senhor aqui fala de Sua divina missão na Terra: salvar todo aquele que nEle crê (cf. João 3:16). Quando caminhou entre os homens, pregando e ensinando, o Mestre estava dissipando as trevas da ignorância daqueles que não conheciam a Deus (embora dissessem o contrário!). Quando o homem ouve a mensagem salvífica e dá crédito a ela, ele é iluminado e passa das trevas para a luz, ou seja, ela passa à condição de salvo na pessoa bendita de Jesus. Infelizmente não são poucas as falsas religiões que se proliferam no mundo (claro, isso é cumprimento da Palavra, conforme Mateus 24:4,5,11). Essas “religiões” mesclam filosofias humanas com a Palavra de Deus para que fiquem com aparência de verdadeiras. Não se engane! Toda religião que presta culto a outrem além de nosso Deus Triúno, que enaltece à criatura, atribuindo-lhe posição de divindade, é falsa! Mas o que fazer então, se são tantas religiões (muitas milenares e outras mais recentes)? Ler e meditar na Bíblia, é a resposta. Ela é a bússola que nos orienta que caminho devemos seguir; e sabendo que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão for por Ele (cf. João 14:6), então sabemos que caminho trilhar! Que o Senhor resplandeça em sua vida, dissipando todas trevas. Amém!



MEDITE NA PALAVRA:

“O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir; eu vim para quem tenham vida e a tenham com abundância.”

João 10:10


Não adianta o homem correr para lá e para cá, a solução definitiva para seus problemas está unicamente na pessoa maravilhosa do Senhor Jesus. É Ele quem pode nos dá vida e vida com abundância! Aceite-O em seu coração e passe a crer que sua vida vai mudar para melhor!!!



EPÍSTOLA HISTÓRICA:


Dando continuidade ao estudo da história eclesiástica (ou seja, da Igreja), nesta edição será enfocado o acontecimento que a historiografia convencionou chamar de Reforma Protestante. Muita gente já ouviu falar deste acontecimento, contudo, poucos têm acesso à verdade por trás deste movimento, chegando até a preconceituá-lo.

Vejamos primeiro ao sentido de “reforma protestante”: Martinho Lutero (monge agostiniano da Alemanha) exercia a função de padre. Contudo, durante uma viagem a Roma, muitas coisas que lá avistou, levaram-no a refletir sobre a fé cristã. Foi então que Lutero começou a protestar contra a venda de indulgências (perdão dos pecados) e adoração das relíquias (supostos restos mortais dos santos), dentre outras práticas comuns à Igreja Romana. Não se tratava de um padre que se rebelara contra todos, inclusive contra o Papa, mas de um homem que encontrara na Palavra de Deus que a salvação é unicamente pela fé (cf. Marcos 16:15,16), e não pela obras, como apregoa a Igreja Romana. Lutero não tinha a intenção de fundar outra religião, mas esperava uma mudança, uma reforma daquela que se proclama a Igreja do Senhor na Terra, levando-a às raízes do cristianismo bíblico. Infelizmente, ele não obteve o resultado que desejara, sendo levado até ao Tribunal da Inquisição, para que ali negasse as “heresias” que dissera. Porém, ele não recuou, e até conseguiu o apoio de nobres alemãs, que influenciaram o rei daquele país a não persegui-lo. Mas, estamos falando de um período em que o poder papal se encontrava acima do poder dos reis onde o catolicismo predominava. Martinho Lutero teve sua cabeça posta a prêmio, tendo que fugir para não ser morto. (Continua...)



UMA PALAVRA:

Adoração (parte I)


Uma das questões que têm gerado grandes debates tem sido a adoração. Mas afinal, o que é adorar? Segundo o dicionário Aurélio, adorar é render culto a (divindade). Venerar, segundo o mesmo, tem o mesmo sentido de adorar, prestar culto. “Não farás para ti imagens de escultura (...)” (Êxodo 20:4). Este é o segundo dos dez mandamentos entregues por Deus a Moisés. O SENHOR abomina a idolatria. Note que ninguém na Bíblia viu a face de Deus, porque este não quer que o homem O represente por imagens, que são feitas por homens. “Mas Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de metal para o povo adorar!”, esse tem sido o argumento de muitos que têm imagens em casa. Essa passagem se encontra em Números 21:4-9. Primeiro, aquela serpente de metal já simbolizava Cristo, pois todas as vezes que olhamos para o Seu sacrifício na cruz do Calvário, somos “sarados” de nossos pecados. Segundo, o povo não a “adorava”, olhava para a serpente apenas. Terceiro e último, o povo de Israel guardou para si a serpente e começou a adorá-la com incensos, chamando-lhe até de Neustã. Mas um servo de Deus, o rei Ezequias, reestabeleceu o culto ao Altíssimo, que se agradou quando o rei ordenou a destruição da imagem da serpente (cf. 2 Reis 18:3,4). Depois dessa, tem como nos prostrarmos perante imagens, mesmo sob o pretexto de veneração (que é o mesmo que adorar neste caso). De jeito algum! Se você ler e meditar no Salmo 115:4 a 8, verá que de jeito algum podemos ter imagens. “Mas é como um retrato de um parente!”, que é outra frase comum. Bem, creio que ninguém pegue a foto do pai, da mãe ou de quem quer que seja e sai com ela num andor, ou acenda vela perante essas fotos e se prostre para orar diante delas. Não!!! Ninguém faz isso. Caro(a) leitor(a), tal prática religiosa não tem respaldo (apoio) bíblico nenhum! Com toda a certeza, isso eu afirmo. Se alguém encontrar, por favor me avise! Deus te abençoe!!!



PERSONAGEM BÍBLICO:


Eis um dos mais fiéis servos de Deus, apontado como o mais fiel dentre eles, chegando até a orgulhar o Próprio Deus por isso (cf. Jó 1:8). Jó era um reto servo de Deus, que possuía muitas posses e uma família abençoada, argumentos que foram usados por Satanás ao acusá-lo diante de Deus. Segundo o inimigo, Jó servia a Deus porque tinha tudo do bom e do melhor. Mas, se o SENHOR, segundo ele, tirasse tudo quanto tinha a Jó, ele blasfemaria contra o Criador. Então, Deus autorizou a Satanás tocar em tudo quanto Jó tinha, exceto em sua vida. Assim, o diabo começou a cirandar sobre a vida de Jó: seus animais foram roubados, outros foram queimados por um fogo que caiu do céu, seus filhos foram mortos durante uma catástrofe natural, sem falar que seus empregados também foram mortos, escapando apenas alguns para lhe transmitir os ocorridos. Com tudo isso acontecendo, o natural (segundo a ótica humana) seria blasfemar contra Deus, mas Jó não o fez. Antes, disse: "Nu saí do ventre da minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR." (Jó 1:21). Aleluia! Jó chegou a ser acusado pelos amigos e pela própria esposa, chegando esta a pedir que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, sendo ela por Jó repreendida. Jó perdeu tudo, até a saúde, ficando seu corpo coberto por completo de uma chaga. Contudo, ele não perdeu a fé, não pecou nem blasfemou contra o Altíssimo, frustrando, desta forma, os planos do inimigo! Assim, Deus retribuiu à retidão de Seu servo, dando-lhe em dobro tudo quanto antes possuíra e perdera! A vida de Jó está relatada em seu livro homônimo*, encontrado no Antigo Testamento antes de Salmos, e considerado como um dos melhores livros narrativos já escritos. Além do mais, Jó é uma referência para os cristãos que precisam perseverar na fé e esperar no SENHOR. Louvado seja Deus!


__________

* De mesmo nome.



MEDITE NISSO...

“Pedradas”


Certo homem começou a receber pedradas de todos quanto o rodeavam. Cansado daquela situação, ele então questionou a Deus:

--Senhor, veja o que eu tenho passado. Não são poucas as pedras que me atiram. Já não suporto mais tanto sofrimento, Senhor! Não bastasse a dor que elas me provocam, vão se ajuntando e formando um grande monte, dificultando meu viver. Estou sozinho, não sei o que fazer. Por que isso acontece comigo, Senhor?

Pelo que, respondeu o Senhor a ele:

--Filho amado, as pedras que te atiraram foram formando um grande monte para que você pudesse chegar mais próximo a mim.

Respondendo o homem:

--Oh, Senhor, muito obrigado por me fazer olhar o que aconteceu a mim por este ângulo!

Assim também somos nós: atiram-nos pedras que chegam a nos ferir, mas vejamos que estas mesmas pedras também nos servem como “degraus” para chegarmos a Deus. Além do que, você já viu alguém atirar pedras em árvores sem frutos? Como está escrito: “Ele [Deus] põe num lugar alto os abatidos; e os que choram são exaltados à segurança.” (Jó 5:11).



VOCÊ SABIA?


»As horas citadas em alguns trechos bíblicos são diferentes da nossa divisão de tempo atual: 1a hora (6:00), 3a hora (9:00), 6a hora (12:00), 9a hora (15:00), 11a ou undécima hora (17:00).

»A Bíblia foi escrita em dois idiomas: hebraico, no Antigo Testamento, e grego, no Novo Testamento.

»A escrita hebraica é feita da direita para a esquerda, enquanto a nossa é da esquerda para a direita.

»Na escrita grega não há espaçamento entre as palavras, o que se constitui até hoje em um desafio para os tradutores da Bíblia.



TESTEMUNHO:

“Uma lição de Deus”

O testemunho deste mês, apesar do anonimato de seus personagens, também se trata de uma história verídica. Uma irmã, antes de sua conversão a Cristo, criticava muito os crentes por estes darem testemunhos de cestas básicas que recebiam de irmãos que Deus usava para lhes dar, quando eles mais necessitavam. Esta pessoa, apesar de ser de outra religião, freqüentava até terreiros de Umbanda. Ela tinha um comércio, que, por permissão divina, começou a afracar, chegando ao extremo dela não poder mais contratar ninguém e passar por necessidades. Foi aí que Deus usou um irmão, comunicando-lhe a necessidade daquela mulher, para levar-lhe uma cesta básica. Quando ela perguntou como é que o irmão sabia daquela situação, este lhe disse que foi Deus quem lhe comunicara. Ela aceitou a Cristo e hoje, pela misericórdia divina, seu comércio foi restaurado e vai muito bem para a glória de Deus! Aleluia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!