sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Epístola - Agosto de 2005


PALAVRA VIVA:

“No temor do SENHOR, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos.”

Provérbios 14:26


Temer ao SENHOR, eis o princípio de toda a sabedoria (Salmos 105:10). Se o homem quer ser vencedor, prosperar em seus caminhos, ele tem que aceitar uma condição: temer a Deus. Mas como temer a Deus? Aceitando a Seu Filho e a Sua Palavra, obedecendo-a. Não são atos simples, pois você precisa ser muito corajoso e ter um coração disposto a aceitar a Palavra. Você acredita real e incondicionalmente na Palavra do Altíssimo? Se já faz isso, você já deu um grande passo para o temor ao SENHOR Deus! Vale a pena crer nEle e temê-Lo! Deus é fiel!



REFLEXÃO:

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.”

João 10:11


Todo aquele que aceita a Jesus passa a ser ovelha do SENHOR (Salmos 23:1). É uma honra para um homem ser constituinte do rebanho de Jesus, pois Ele salva, liberta, cura e transforma vidas. Vidas estas que antes estavam à deriva no mar tempestuoso da vida. Somente Jesus—e mais ninguém!—restaura uma vida que antes perecia na imundícia das drogas, do alcoolismo, da prostituição, do crime, da incredulidade. Não importa qual seja a condição do pobre pecador, o sangue de Jesus tem poder para tirar toda a impureza que o impede de enxergar o grandioso Amor de Deus por ele. Eu tenho orgulho de dizer que sou CRISTÃO evangélico, porque creio nAquele que foi o Único a dar Sua via e sangue em resgate das almas perdidas. Isso sim é que é Amor com “a” maiúsculo. Ninguém, mas ninguém mesmo, teve ou tem tanto amor pelos peca-dores que tenha dado sua vida em um terrível sacrifício como foi o da cruz. Amigo(a), desperte para o fato de que você não deve mais devoção a nenhuma outra pessoa, a não ser Àquele que morreu crucificado para te resgatar. Aceite-O e O tenha como Único Senhor de sua vida. Ele é Jesus: o Rei dos reis e Senhor dos senhores (cf. Apocalipse 19:16). Aleluia! O Senhor te abençoe e te guarde, em nome do Senhor Jesus. Amém.


Só Jesus pode resgatar sua vida, ninguém mais!



MEDITE NA PALAVRA:

Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é vosso auxílio e vosso escudo.”

Salmos 115:11


Lembra que no início deste artigo foi falado sobre o temor a Deus? Pois é, somente temendo a Ele e confiando unicamente nEle é que você O terá como seu auxílio e escudo. Aqueles que aceitam Seu Filho como Salvador de suas vidas são chamados para ser vencedores. Medite no Salmo 115 inteiro e veja qual é a promessa de Deus para aqueles que O temem, no versículo 13. Jamais esqueça: Deus nunca desampara àquele que O busca e nem o despede de mãos vazias. Louvado seja Deus!



EPÍSTOLA HISTÓRICA:


A Igreja Cristã em seus três primeiros séculos de existência guardou real-mente a fé genuína no Senhor Jesus Cristo. Isto pode ser comprovado quando se examinam o livro dos Atos dos Apóstolos (que relata o início do cristianismo) e as epístolas (que tinha por objetivo ensinar os irmãos a guardar sua fé e a caminhar de maneira santa). Vale salientar, contudo, que nenhum dos discípulos ou apóstolos reivindicou para si a primazia, ou seja, a autoridade de liderar a Igreja do Senhor, mesmo porque esta posição é atribuída única e exclusivamente ao Senhor Jesus. Nenhum deles também criou coisa alguma que não estivesse de acordo com a Palavra de Deus (veja o que o apóstolo Paulo diz em Gálatas 1:8,9). No entanto, com a propagação do Evangelho, e tendo este se espelhado por Roma, mesmo sendo duramente reprimido por seus imperadores, dentre estes que se converteram, o imperador Constantino também se “converteu”. Ora, àquela altura, o Império Romano estava ruindo com grande rapidez. Constantino aproveitou-se da “recente” religião para unificar seu império, que já começara a se dividir. Era o ano de 313 d. C. (depois de Cristo). Nascia desta forma a Igreja Católica Apostólica Romana, fruto do casamento entre o poder temporal (o Estado) e a religião (o Cristianismo). A partir de então, começou-se uma série de invenções de dogmas que não têm ligação alguma com a Bíblia. A seguir, veja uma resumida cronologia comprovada historicamente, com o ano e o que foi criado em cada ano:


»Em 313, o imperador Constantino ordena a observância do domingo, contrariando a Bíblia que manda guardar o sábado (cf. Êxodo 20:8-11).


»Em 325, o mesmo Constantino institui a guarda da sexta-feira santa com jejum.


»Em 380, a reza pelos mortos é introduzida na Igreja, quando a Bíblia diz que não adianta tal prática porque,ao morrer, o homem vai a juízo (Hebreus 9:27).


»No ano de 590, Gregório, o Grande, cria a doutrina do purgatório, lugar para onde iriam os mortos para serem purificados de seus pecados, o não se encontra de Gênesis a Apocalipse.


»No ano de 607, o imperador Phocas concede a primazia sobre toda a cristandade ao bispo de Roma, nascendo assim o papado, isto é, a liderança cristã exercida por um só homem: o papa.


»Em 757, a invocação à Virgem Maria e a outros santos é ordenada, sob pena de anátema (expulsão da Igreja), contrariando a Bíblia que nos diz para não consultarmos os mortos (cf. Levítico 19:31;20:6,27; Deuteronômio 18:11;Salmos 88: 10; 115:17; veja também Isaías 8:19).


»No ano de 787, é estabelecido o culto às imagens e a adoração da cruz e das relíquias (supostos restos mortais dos santos), sendo tais práticas condenadas pela Palavra (leia Êxodo 20:3-5; Salmos 115:4-8).


»Em 1003, é instituída a comemoração do dia dos mortos (dia de finados), também sem nenhuma aprovação bíblica.


»No ano de 1074, é instituído o celibato obrigatório, significando que o sacerdote (padre) não pode se casar, não sendo o que diz a Bíblia (cf. Gênesis 2: 24; Mateus 19:4-6).


»Em 1.160 é ordenada a canonização dos santos, pela qual, por vontade de um homem, outro é elevado à posição de “santo”, sendo que santo é todo aquele que aceita a Cristo e se separa do pecado (veja 1 Pedro 1:15,16).


»Em 1215, são impostos a confissão auricular (feita ao ouvido) e o oficio da missa em latim.


»No ano de 1229, é proibida a leitura da Bíblia pelo Concilio de Tolosa (leia o que diz a Bíblia em João 5:39).


»Em 1317, o papa João XXII ordena a oração da Ave-Maria, a qual não existe na Bíblia, existindo apenas a oração-modelo do Pai Nosso (cf. Mateus 6:9-13).


»Em 1390, torna-se comum a prática da venda de indulgências (perdão dos pecados, mediante sacrifícios do fiel, dentre os quais, doação de terras).


»Ano de 1478, é estabelecida a Inquisição, que “julgava” e condenava os “hereges”, dentre os quais, os que não fossem católicos.


»No ano de 1563, o Concílio de Trento estabelece que a tradição é tão importante quanto as Escrituras, quando na verdade, Jesus censurou os fariseus pensarem assim. No mesmo concílio, os livros apócrifos (sem inspiração divina) são oficialmente incluídos no cânon (a Bíblia),junto com o Antigo Testamento.


»Em 1854, o papa Pio IX proclama o dogma da imaculada conceição de Maria, ou seja, ela teria sido concebida sem a mancha do pecado original, quando diz a Bíblia que só Jesus nasceu de tal forma (leia Eclesiastes 7:20; Romanos 3:10).


»Em 1870, é declarada a infalibilidade papal, ou seja, o papa é um homem que não falha jamais em suas decisões (O que diz a Bíblia? Números 23:19).


Caro(a) leitor(a), você acompanhou uma pequena cronologia da história da Igreja, infelizmente um período marcado por criações e determinações de homens; e o pior é que sem apoio nenhum na Bíblia. Amado(a), se deixarmos de obedecer à PALAVRA DE DEUS para obedecermos aos homens com suas determinações e tradições, jamais poderemos ver o Senhor Jesus, que é a cabeça da Igreja (cf. Efésios 5:23). Desobedecer à Palavra é desobedecer ao próprio Deus, o que desperta Sua ira santa (cf. Filipenses 5:6-10). Paulo escreveu aos filipenses: “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Filipenses 5:14). Medite também João 8:32.



PERSONAGEM BÍBLICO:

JOÃO


Dos doze apóstolos, João era o mais querido por Jesus. No ministério cristão, João começou bastante jovem, com menos de vinte anos, segundo alguns estudiosos. Pela grande confiança e apreço que o Senhor Jesus tinha por João, deixou Maria, sua mãe, aos seus cuidados (cf. João 19:26, 27). Mas como deixá-la aos cuidados de um dos discípulos, se a mesma tinha outros filhos? Vale salientar que Jesus enfrentou resistência em seu próprio lar, pelos seus irmãos (leia João 7:1-9). João também é um dos quatro evangelistas, ou seja, é autor de um dos quatro evangelhos. Seu evangelho é cheio de detalhes que não estão nos outros três, como as bodas de Caná, por exemplo. De João também é a autoria de três epístolas com seu nome, além do livro de Apocalipse, o qual foi fruto de visões que o Senhor lhe deu na ilha de Patmos, onde estivera preso por amor ao evangelho de Cristo. Estas visões (e não sonhos como alguns falsos profetas afirmam) dizem respeito aos fatos que ainda se darão, no fim dos tempos. As mesmas são autenticadas por aquele que viveu ao lado do Mestre (cf. Apocalipse 22:8,18). Segundo estudiosos, João foi o único dos discípulos que não morreu martirizado, ou seja, que não foi assassinado por amor ao evangelho. Ele morreu bem velhinho, após cumprir sua missão aqui neste mundo. João é citado nos quatro evangelhos, que se encontram no Novo Testamento.



MEDITE NISSO...

“Entre você e Deus”


Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo.

Se você é vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo.

Se você é feliz, as pessoas podem sentir inveja. Seja feliz assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso nunca pode ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final de contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas.



VOCÊ SABIA?


»Os cristãos primitivos se identificavam pelo símbolo de um peixe (e não pela cruz). Outra coisa interessante é que, em grego, peixe é ichtus, mesmas iniciais de Iesus Christos Theos Uios Soter, que significa “Jesus Cristo, de Deus Filho, Salvador”.

»A Bíblia, em seu Novo Testamento, em lugar algum cita a morte de José, Pedro, Maria, Paulo ou outros cristãos bíblicos, o que não quer dizer que tenha acontecido algo extraordinário com eles, mesmo porque é a vida de Jesus que é o centro do Novo Testamento, e de mais ninguém.

»A primeira edição de tradução do Novo Testamento para o Português foi feita por João Ferreira de Almeida em 1681, e até hoje a Igreja evangélica brasileira utiliza sua tradução nos cultos.



TESTEMUNHO:

"Deus curou-me de um coágulo no útero"


Tempos antes de ser curada de uma vesícula, a irmã Babi estava grávida de sua primogênita (Débora). Porém, ela tinha um coágulo na passagem do útero, o que a impossibilitaria de ter um parto normal. Seu médico, Dr. Téo Filho, marcou sua cirurgia para depois de seis meses de seu resguardo. A irmã foi a um círculo de oração e, na oração final, foram chamadas as pessoas enfermas para receberem oração; ela foi e recebeu oração de um ir-mão que colocou a mão em sua cabeça. Ela conta que sentiu um fogo envolvendo-a até os pés. Dias depois, ela voltou ao médico para ser examinada e marcar a cirurgia, mas o médico a examinou e não encontrou nada mais ali e perguntou o que ela tinha feito; ela disse que Jesus a havia curado e ela estava comprovando o fato. Ele perguntou se ela era crente e ela disse que sim. Este milagre aconteceu para a honra e a glória do nome santo do Senhor Jesus. Aleluia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!