quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Epístola - Novembro de 2005

PALAVRA VIVA:

“(...) e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”

I Aos Tessalonicenses 4:16b


Falando do arrebatamento (tema, aliás, da seção Uma palavra...: aguardem!), o apóstolo Paulo disse que, quando o Senhor Jesus voltar para buscar Sua Noiva (a Igreja), os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os que ficarem vivos, terão seus corpos transformados em corpos de glória. Aleluia! Por isso, os crentes não choram pelos que se foram, principalmente os que partiram no Senhor (o que não quer dizer que não sintamos sua falta, jamais seria assim). Quando o Senhor raiar nas nuvens e a trombeta soar, todos os que dormem em Cristo ressuscitarão: Daniel, Davi, Isaías, Pedro, Maria, Paulo, Madalena, enfim, todos os que constituem a Igreja do Senhor em todos os lugares e em todos os tempos. Esta é a Sua promessa, e nela cremos, “portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (I Aos Tessalonicenses 4:18).



REFLEXÃO:

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo(...)”

Hebreus 9:27

Amado(a) leitor(a), você sabe o que lhe espera quando fechar seus olhos e partir para a eternidade? Sim, porque não temos apenas esta, mas uma vida eterna também nos aguarda quando ultrapassarmos a barreira que as separa. Tens certeza que vais para um lugar de paz? Não se esqueça que existem o céu e o inferno. Eu, você e qualquer um, só podemos morrer uma vez: esta é a lei natural das coisas. Também todos hão de encarar o juízo, com uma diferença: os salvos em Cristo (aqueles que O aceitaram em vida e seguiram Sua Palavra) encararão o Tribunal de Cristo (cf. 2 Coríntios 5:10) e os que não se dobraram ante Sua Soberana vontade, vão encarar o Tribunal do Juízo Final (veja em Apocalipse 20:11-15). Dois tribunais? Qual a diferença? No primeiro, o de Cristo, os fiéis darão conta do que fizeram em vida, e receberão a recompensa por isso, todavia, a Bíblia não diz que alguém será nele condenado. E tudo indica que o mesmo se dará logo após o arrebatamento da Igreja. Enquanto que, ao segundo tribunal, o do Juízo Final, todo aquele que comparecer será para dobrar seus joelhos e com sua língua confessar que só o SENHOR é Deus (cf. Isaías 45:23; Romanos 14:11; Filipenses 2:10,11), já que isto não foi feito em vida. Deste tribunal, nos assegura a Palavra, serão todos julgados e condenados os que nele comparecerem como réus. Amado(a), depois disso, se tu ainda não tens Cristo em teu viver, se ainda não vives a plenitude de Sua Palavra ou se ainda não O confessou, faça-o o quanto antes, pois após a sua morte, não adiantarão mais as orações em sufrágio de sua alma. E também não há sucessivas reencarnações para purificar a sua alma, pois todos nós morremos uma única vez e depois disso, encararemos o juízo (sentença) de Deus. Por isso, neste momento, eleve seu pensamento a Deus e ore assim: “Senhor meu Deus, não quero encarar Teu Tribunal como réu, por isto, eu rogo em nome do Teu Filho Amado o perdão de meus pecados. A partir de agora,eu quero ter vida e vida com abundância, aceitando o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, e O tendo como Senhor e Salvador de minha vida!” Se assim você crê, assim se fará em tua vida. Aceitar Jesus é garantia de vida eterna. Que Deus te abençoe. Amém.



MEDITE NA PALAVRA:

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,

porque as suas misericórdias não têm fim.”

Lamentações de Jeremias 3:22


Eis neste precioso versículo o motivo pelo qual não somos consumidos pela ira divina: as grandíssimas misericórdias do Todo-Poderoso. São estas mesmas misericórdias que fizeram com que o Criador doasse Seu Único Filho para ser sacrificado pelos pecados da humanidade. Eis também a razão pela qual você contempla o nascer e o pôr-do-sol, o amanhecer e o anoitecer de cada dia. Mas, será que você já agradeceu a Deus por tão grande dádiva? Como? Já aceitou Seu Filho como Senhor e Salvador de sua vida? Aceitou Sua Palavra? Se ainda não, faça-o o quanto antes e usufrua vida e vida com abundância (ver João 10:10).



EPÍSTOLA HISTÓRICA:

A criação do Dia dos Mortos (Finados)


Todo aquele que examina—não apenas lê, mas estuda—a Palavra de Deus, principalmente no Novo Testamento, que retrata o “nascimento” da Igreja de Cristo, sabe que nenhum apóstolo de Cristo recomendou que se “comemorasse” um dia dos mortos, fazendo orações e acendendo velas para os mesmos. Mas se tal prática não foi recomendada pelos apóstolos, como então, ela entrou no seio da Igreja? A resposta é simples e atestada pela História: após o surgimento da Igreja Católica Romana (no ano de 313, portanto, muitos anos após a morte de Cristo e de Seus apóstolos), começou-se a se introduzir muitos dogmas sem nenhuma origem bíblica (conforme vimos nesta seção na edição de Agosto). Dentre estes dogmas, que ouso dizer, são doutrinas de homens (Colossenses 2:22; Hebreus 13:9), ficou estabelecido que os fiéis da Igreja Romana passariam a guardar o dia dos mortos (o dia de finados) com orações e súplicas pelos mortos. Isto se deu a partir do ano de 1003, valendo salientar que a reza pelos mortos fora introduzida na Igreja em 380 d.C. Contudo, não é isso que a Bíblia ensina, sobretudo, o NT, como já fora dito antes. Se a Palavra diz que o homem só pode morrer uma vez e que depois passará pelo Juízo Divino (cf. Hebreus 9:27), é perda de tempo rogar por aqueles que já dormem, isto é, pelos que já morreram. Por isto, nenhum crente na Pessoa Bendita de Jesus Cristo pratica este ato, pois cremos que aqueles que já dormem e o fazem no Senhor, não precisam de orações: Deus os tem! Não há mudança de destino após a morte: é céu ou inferno! Isto também não quer dizer que não vamos a cemitérios. Claro que vamos e zelamos pelos túmulos de nossos entes queridos. Mas o podemos fazer em qualquer dos 365 (ou 366) dias do ano, e não apenas no dia 2 de novembro. Caro(a) leitor(a), julgue o que aqui foi dito dentro da Palavra (medite em Apocalipse 2:11).



UMA PALAVRA:

Purgatório


Segundo o Dicionário Aurélio, purgatório é o “lugar de purificação das almas dos justos, antes de admitidos na bem-aventurança”. O que nem todos sabem, principalmente que não examina as Escrituras, é que esta crença é antibíblica e foi criada em 590 d.C. Veja bem, em nenhum dos evangelhos ou epístolas apostólicas vemos alguma referencia a tal lugar. Ou melhor, de Gênesis a Apocalipse não se vê qualquer citação ao purgatório ou a algo semelhante. Por aqui você já tem mais do que base para não crê (se é que você crê) no purgatório. Mas como sei eu que há aqueles que querem provas, vamos às tais. Diz a Bíblia em João 3:16 que Jesus foi dado por Deus como sacrifício purificador dos pecados de todo aquele que nEle crê. Não foi de “uma parte” apenas! Em I João 1:7, lemos que o sangue de Jesus nos purifica de TODO PECADO. Não é apenas este ou aquele pecado, mas de todo. Bem, se o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, para que então, rogar pelos mortos, principalmente aqueles que dormem no Senhor? Além disso, crê nesta doutrina é perder tempo e o pior: negar que o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário tenha sido perfeito e suficiente para perdoar todo o pecado! Se você não admite blasfêmia contra Cristo, então não pode aceitar tal crença, que não passa de uma heresia cruel contra o perfeito sacrifício de Cristo naquela cruz. Além do que, o “purgatório” do crente na Pessoa de Cristo é Seu sangue; este crente não depende de alguém vivo para pedir sua salvação quando estiver morto, porque isso já foi feito por Cristo Jesus. A Bíblia (única fonte da Verdade) nos assegura há somente céu e inferno, e não meio termo (no caso, o purgatório). Creia que o sangue de Jesus te purifica de todo o pecado, e que assim Ele te abençoe e te guarde. Amém.



PERSONAGEM BÍBLICO:

NOÉ


Relata a Bíblia que Noé era um homem temente a Deus. A mesma Palavra relata que, naqueles tempos, o pecado se proliferou de tal forma, que Deus Se arrependeu de ter criado o homem. Então, o Altíssimo decidiu destruir a humanidade, poupando apenas Noé e sua família. Por ter o SENHOR Se agradado de Noé, foi que este e sua família escaparam da cólera divina. Ele, por ordem do Eterno, começou a construir a arca, porque Deus limparia a Terra por meio de um dilúvio. Nesta arca entrariam, além de Noé e sua esposa, seus três filhos (Sem, Cam e Jafé) e suas esposas, e ali seriam também transportados um casal de animais de cada espécie. Assim, Noé e seus filhos fizeram conforme tudo o que Deus lhes tinha ordenado. Obviamente, eles foram tidos como loucos por causa de tal obra. Todavia, a Palavra do Altíssimo sempre prevalece! Assim aconteceu: eles entraram na arca, enquanto todos zombavam ou continuavam com sua rotina pecaminosa. As águas subiram e, quando todos perceberam a iminência da morte, tentaram entrar também na arca, mas o Anjo do SENHOR selara a porta: era tarde demais! Choveu durante 40 dias e 40 noites, até as águas baixarem e eles estarem sobre terra firme. Com Noé, o SENHOR fez o pacto de não mais destruir a Terra com água, sendo o sinal deste concerto o arco-íris. Noé morreu com 950 anos de idade e sua vida se encontra relatada no primeiro livro bíblico: Gênesis.


MEDITE NISSO...

“O Rico e Lázaro”


Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio.

E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.

E disse ele:Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.

E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

O presente relato se encontra no Evangelho de Lucas cap. 16, vers. 19 a 31.



VOCÊ SABIA?


»O Novo Testamento repete pelo menos 50 vezes o dever de adorar somente a Deus, 12 vezes a advertência contra a idolatria, 4 vezes para não tomar o nome de Deus em vão, 6 vezes para não se cometer homicídio, 12 vezes para não se dar falso testemunho, 9 vezes a advertência contra a cobiça e uma contra o desonrar pai e mãe.

»Jesus ressuscitou num domingo (primeiro dia da semana), conforme vê-se em Marcos 16:9; Lucas 24:13,33-36 e João 20:13-19,23.

Fonte: Revista Resposta Fiel. CPAD, Rio de Janeiro: Jun/Jul/Ago/2005



TESTEMUNHO:

“Tem coisas que só Jesus faz!”


O testemunho que se segue é um relato do que passou a irmã Viviane, membro da Igreja Assembléia Pentecostal em Belém. O mesmo está escrito com suas palavras:

Há três anos atrás, sofri um acidente de carro, o qual me deixou com uma deformidade no joelho direito. O médico havia me dito que eu tinha que fazer um exame (que custava muito caro) para depois me submeter a uma cirurgia. Na época, o joelho não incomodava muito e eu fui adiando este exame. Há um ano mais ou menos,ele começou a doer com freqüência e eu procurei novamente um médico, e ele me disse que eu corria o risco de ficar deficiente, caso não fizesse o exame, para então poder ser feita a cirurgia. Eu comecei a entregar ao SENHOR. Na igreja, foi profetizada a minha cura e eu cri.O médico me mandou fazer antes uma tomografia do joelho. E, naquele momento, fazendo o exame, eu conversei com meu Pai e pedi: ‘SENHOR, se tu quiseres, me cura neste momento’. E para a honra e a glória do Senhor, eu estou curada! A deformidade já não existe mais e não foi necessário fazer a cirurgia.”

Medite em: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37:5).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!