quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Epístola - Outubro de 2005

PALAVRA VIVA:

“Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus.”

João 8:47a


Senti de Deus de “repetir” esta palavra. Por quê? Porque não são poucos hoje os que não dão ouvidos à Palavra de Deus. Aqui o Mestre Jesus censurava os judeus que se diziam descendentes de Abraão, o amigo de Deus, mas não ouviam a mensagem salvadora anunciada pelo Mestre. E não agem muitos assim atualmente? É-lhes pregado o Evangelho, mas não lhe dão crédito. E muitos ainda dizem: “Eu já tenho Deus no meu co-ração” ou “Eu sou de Deus”. Jesus disse de quem são essas pessoas (cf. João 8:47b). E qual é a promessa do Senhor para aquele que guarda Sua Palavra? Viver eternamente! (João 8:51). Que o SENHOR Deus de Abraão, Isaque e Jacó te abençoe, em nome de Jesus. Amém.



REFLEXÃO:

“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor.”

Salmos 33:12a


Caro(a) leitor(a), se realmente você crê na Bíblia Sagrada, prossiga, caso contrário, pare por aqui, pois talvez se ofenda com alguma coisa. Mas se você é de Deus... Preparado(a)? Pois bem, prossigamos. Israel, apesar de ser um país de dimensões territoriais minúsculas (se comparado com o Brasil, por exemplo), é uma nação que sempre se sai vitoriosa. Seus filhos aonde chegam prosperam. Por quê? Ora, Israel é a nação eleita do SENHOR (cf. Salmos 33:12b)! Mas essa promessa passou a valer também para as demais nações que aceitem o Filho de Deus e O adorem única e exclusivamente. É certo que Israel teve seus desvios e pagou caro por isso, mas todas as vezes que buscou refúgio no Altíssimo nunca foi desamparada. Atualmente, Israel só não crê em Jesus (sua grande falta), contudo, não é idólatra. Enquanto isso no Brasil, neste mês, no dia 12, é comemorado o dia da “padroeira” do Brasil: “Nossa Senhora Aparecida”. Apesar de não se admitir, durante este dia, toda honra, toda glória e todo louvor são dados a ela, como se fosse uma deusa guardiã de nosso país, contrariando, amado(a), a Bíblia que diz que “bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor” (Salmos 33:12a) e não uma “senhora”. Agora digo isso só porque sou evangélico? Não! Digo porque sou crente na Pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo, que é tido na Bíblia como Único Senhor (I Coríntios 8:5,6), daí porque não damos esse título à mãe de Jesus (afirmando ela mesma ser serva de Deus—Lucas 1:48—e não “senhora”!). Com toda a certeza de quem crê na Palavra de Deus, digo que no dia em que esta nação ter ao SENHOR como Deus, ela progredirá e ninguém será páreo para ela, a exemplo dos Estados Unidos. Contudo, nossa nação tem que ser fiel a Deus, pois muitas bênçãos Ele tem para dar àqueles que O buscam! Adore somente a Jesus e ore pedindo somente Sua intercessão: grandes coisas Ele fará em teu viver! Que Deus te abençoe, em nome de Jesus. Amém.



MEDITE NA PALAVRA:

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? È Deus quem os justifica.”

Romanos 8:33


Que privilégio: ser justificados pelo próprio Deus! Glória a Deus. Todos (sem nenhuma exceção) somos pecadores (Romanos 3:10,23) e merecíamos a condenação eterna, mas o SENHOR nos concedeu a salvação gratuitamente (Romanos 6:23b) através da nossa fé em Cristo Jesus (Romanos 10:9) Quer ter este privilégio também? Então aceite a Jesus e O tenha como Senhor e Salvador de sua vida!



EPÍSTOLA HISTÓRICA:

A Reforma Protestante (Parte II)


Tendo Martinho Lutero que fugir para não ser preso e morto pela “Santa” Inquisição, começou a traduzir o Novo Testamento para o alemão (até então, a língua eclesiástica era exclusivamente o latim), o que seria de grande importância, pois o povo finalmente, depois de séculos, voltaria a ter contato com a Palavra. Vale ainda salientar que Gutenberg havia inventado há pouco a imprensa, o que foi de grande valia, pois assim que Lutero traduziu o Novo Testamento, seu trabalho foi impresso e divulgado. Apesar de a Igreja Romana tentar deter e perseguir ferozmente (e isso não é força de expressão) o avanço protestante, este se dava cada vez mais. A partir daí, toda igreja que aderia às idéias protestantes (adoção do casamento entre os sacerdotes, retirada das imagens, entre outras), passaram a ser conhecidas como igrejas reformadas. Martinho Lutero se casou com a ex-freira Katharina von Bora e viveu seus últimos 25 anos sob a proteção de Frederico, o Sábio, da Saxônia. “Em 1570, 70% dos habitantes do Sacro Império Romano eram protestantes” (In: “A Reforma Protestante”. Novo Método de Ens. Fund. e Médio: História Geral. p 203). Diante deste quadro, Roma não pôde fazer nada a não ser cessar sua perseguição e reconhecer o movimento, tolerando-o. Considero a maior conquista do movimento reformista o fato de podermos ter contato com a Palavra de Deus, sem a qual não sabemos para onde ir. Sem este movimento, talvez ainda fôssemos privados do contato com a Palavra, mas graças a Deus porque tudo o que escrevo aqui citando a Bíblia, você, leitor(a), pode comprovar, pois nada lhe impede de possuir um exemplar deste que é o maior Livro da humanidade. Deus seja louvado por tudo!



UMA PALAVRA:

Adoração (Parte II)


Deus nos fez para adorarmos única e exclusivamente a Ele. Isso está bem patente no primeiro dos dez mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3). A idolatria é um dos pecados mais abomináveis pelo Altíssimo. Ora, Deus não nos fez para cultuarmos a outro deus, mas somente a Ele, que é digno de toda honra, toda glória e todo louvor (Apocalipse 5:13). No Antigo Testamento vemos aparições de anjos a servos de Deus, que se prostram com rosto em terra e os adoram, como a exemplo da aparição de um anjo a Josué (cf. Josué 5:13-15). João, o evangelista, em sua visão do Apocalipse, também contemplou um anjo e se ajoelhou para adorá-lo, sendo por este repreendido (leia Apocalipse 22:8,9). Mas, há diferença de alguns anjos que aparecem no AT para os que aparecem no NT? Sim, aqueles que apareceram no Antigo Testamento e aceitaram a adoração a eles prestada, só podiam ser Deus sob a forma de um anjo! Enquanto que isso não aconteceu no Novo Testamento. Veja, estamos falando de seres celestiais, mas que não devem ser, nem por isso, adorados, pois são criaturas, assim como nós.

Certa vez, o apóstolo Pedro foi à casa de Cornélio, o centurião, a mando de Deus. Cornélio, mesmo sendo temente a Deus (Atos 10:2), fez algo terrível aos olhos de Deus: quando viu Pedro, prostrou-se e o adorou, sendo pelo apóstolo repreendido, já que este era homem assim como ele (Atos 10:25,26). Que grande lição, caros leitores, para nossos dias! Hoje não são poucos os artistas e líderes religiosos que aceitam este tipo de adoração: pessoas que se prostram perante eles e os adoram, sem ser por eles (me refiro agora aos líderes religiosos) exortados a não cometerem tal ato. O que aqui falo só quem aceita é quem crê na Bíblia. Examine a sua e verá que é a mesma Palavra que aqui é referida. O SENHOR te abençoe e te guarde!


PERSONAGEM BÍBLICO:

PAULO


Antes de sua conversão a Cristo, Paulo se chamava Saulo de Tarso, um judeu zeloso guardador da Lei de Mosaica. Por este motivo, o sumo sacerdote lhe deu carta para perseguir e prender os cristãos, que, àquela altura, aumentaram e preocupavam as lideranças judaicas. Saulo perseguia fortemente os crentes na Pessoa de Jesus. Só que um dia, quando se dirigia para Damasco, Saulo foi surpreendido por uma luz, que o fez cair do cavalo: era o Senhor Jesus que ali Se encontraria com Saulo! O Senhor cegou Saulo e mandou que ele seguisse para a cidade de destino (Damasco). Lá, Jesus revelara a Seu servo Ananias que fosse ao encontro de Saulo para orar por ele, curando-o de sua cegueira. Claro, Ananias resistiu à idéia, pois se tratava do maior perseguidor dos cristãos na época. Todavia, ele obedeceu à voz do Senhor e foi. A essa altura, Deus já mostrara em visão a Saulo que Ananias iria para orar por ele. Quando Ananias terminou a oração, Saulo recuperou a visão e foi batizado pelo Espírito Santo. E Saulo passou a se chamar Paulo. Que glória, amado(a) leitor(a)! Contudo, a partir de então, aquele que perseguia, torna-se, após sua conversão, perseguido! O que não atemorizava "o doutor dos gentios" (chamado assim por seu grande conhecimento e por falar vários idiomas). Paulo pregou a Palavra como um grande missionário de Deus. A Paulo é atribuída a autoria das cartas: aos Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito e a Filemon (há quem diga que Paulo também escreveu a Epístola aos Hebreus, cujo autor é desconhecido). Essas epístolas são chamadas Paulinas, onde Paulo enfatiza a fé como condição para a salvação, e não a observância à Lei apenas nas obras. A vida do doutor dos gentios se encontra descrita no Livro de Atos dos Apóstolos (de autoria de Lucas), livro este encontrado logo após o quarto Evangelho, João, no Novo Testamento.



MEDITE NISSO...

“DEUS”


Passei tanto tempo te procurando, não sabia onde estavas. Olhava para o infinito, não te via. E pensava comigo mesmo:

--Será que Tu existes?

Não me contentava na busca e prosseguia. Tentava Te encontrar nas religiões e nos templos, Tu também não estavas. Te busquei através dos sacerdotes e pastores, também não Te encontrei.

Senti-me só, vazio, desesperado e descri.

E na descrença Te ofendi,

E na ofensa tropecei,

E no tropeço caí,

E na queda senti-me fraco,

Fraco procurei socorro,

No socorro encontrei amigos,

Nos amigos encontrei carinho,

No carinho eu vi nascer o Amor,

Com amor eu vi um mundo novo,

E no mundo novo resolvi viver;

O que recebi, resolvi doar,

Doando alguma coisa, muito recebi,

E em recebendo, senti-me feliz,

E ao ser feliz encontrei a Paz,

E tendo paz, foi que enxerguei que dentro de mim é que Tu estavas e sem procurar-Te foi que Te encontrei.



VOCÊ SABIA?


»Há outra mulher que é tida como bendita entre todas as mulheres: ela foi Jael (cf. Juízes 5:24).

»Livro apócrifo é um livro considerado sem inspiração divina.

»Os livros apócrifos que não entram nas versões judaica e do Velho Testamento protestante são sete: Tobias, Judith, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I e II Macabeus.

»O endereçamento das cartas do Apocalipse às sete igrejas foi feito propositalmente, pois esta era a seqüência de entrega do correio romano na época.


TESTEMUNHO:

“O sacrifício de Abraão”

A irmã L. J. se encontrava desempregada e sem perspectiva alguma, a não ser contar com a grandíssima misericórdia do SENHOR. No dia 25 de setembro, ela foi à Igreja Assembléia Pentecostal para o culto dominical. Na oportunidade, o pregador era o Pr. Salomão Fernandes, que sentiu de Deus chamar vinte e quatro pessoas à frente do púlpito para fazerem um voto de cem reais, que ajudaria na construção do templo. A irmã foi a segunda a ir à frente do púlpito. Durante a semana ela ficou esperando no Sehor uma maneira de pagar seu voto, pois só tinha até o próximo domingo, dia 2 de outubro, e ela não tinha de onde tirar esta quantia. Foi aí que ela sentiu de Deus de vender um microsystem que ela tinha, por noventa reais, justamente o que lhe faltava para completar o voto. Na segunda-feira à tarde, ela foi chamada para trabalhar exatamente onde pedira antes. Segundo a mesma, grandes coisas o Senhor tem feito nesta porta de emprego. Caro(a) leitor(a), este testemunho não é para o engrandecimento do nome da Assembléia Pentecostal nem tampouco do Pr. Salomão, mas é para a honra e a glória do nome Santo do Senhor Jesus! Além disso, é uma questão de fé e de fidelidade. Medite: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!