sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Epístola - Julho de 2005

PALAVRA VIVA:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos dos Apóstolos 4:12


Diante desta afirmação do apóstolo Pedro, quem pode afirmar que existe outro nome que tenha o poder de salvar o homem de sua condenação eterna? Não caro(a) leitor(a), não há! Só existe um: JESUS CRISTO. Aleluia! Por mais que alguém possa afirmar que “fulano” ou “beltrano” é “uma porta de salvação”, pode repreender esta pessoa, pois ela blasfema e se você, por acaso, pensa ou já pensou igual, não creia assim, porque só há um caminho, uma verdade e uma vida eterna: JESUS (cf. João 14:6). Passe a crer e seja um salvo na pessoa bendita do Senhor Jesus. Amém.



REFLEXÃO:

“olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra de Deus.”

Hebreus 12:2


Não é raro encontrar aquelas pessoas que, ao ouvirem a mensagem de salvação e o convite para aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, retrucarem com a típica frase: “Eu não deixo de ser devoto de nossa senhora!”—isso quando não é citado outro “santo”. Não estou aqui fazendo críticas à religião de quem quer que seja. Primeiro, ser devoto significa ser alguém que se dedica a algo ou a alguém. E segundo, se realmente estas pessoas obedecessem a Maria, cumpririam a simples ordenança da mãe de Cristo: “Fazei tudo quanto ele [Jesus] vos disser.” (cf. João 2:5b). Um dos mandamentos do Divino Mestre foi o de examinarmos as Escrituras (João 5:39). Examinando as Escrituras (a Bíblia), e não somente lendo-as, encontraremos a obra redentora do nosso Salvador. Ele rejeitou Sua glória e se fez homem por nos amar; foi traído, preso, abandonado, suportou dores indescritíveis, foi chicoteado, suportou uma coroa de espinhos, foi espetado por uma lança, crucificado, com Seu precioso sangue escorrendo sobre a terra para remir nossos pecados. Tudo isso Ele fez por amor a nós (João 3:16). Por isso não aceito que ninguém dê a glória cabível ao Senhor Jesus a Maria ou a qualquer outro. Porque não foi outra pessoa que suportou os ultrajes da crucificação por nós, mas somente o Senhor Jesus Cristo. Foi Ele que levou nossas dores e enfermidades sobre Si (cf. Isaías 53:4). Louvado seja o nome maravilhoso do Senhor. Se você acreditava na ação de outra pessoa, abra os olhos e passe a enxergar o Senhor Jesus, que é o Autor e Consumador da nossa fé. Devote sua vida somente a Ele e verás quantas maravilhas Ele fará acontecer em teu viver. Que Deus te abençoe, em nome de Jesus. Amém.



MEDITANDO NA PALAVRA:

Congregai-vos e vinde; chegai-vos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”

Isaías 45:20


Os povos pagãos de antigamente costumavam carregar as imagens de seus deuses em procissões, todavia, tal prática é abominável pa-ra o Deus Altíssimo que não habita em santuários feitos por mãos humanas (Marcos 14:58). Quem aceita a Cristo realmente não pratica nem aceita que tal prática abominável se dê, pois devemos rogar apenas a Deus, que é Espírito e que é adorado em espírito e verdade (cf. João 4:24). Aleluia!!!


PERSONAGEM BÍBLICO:

ABRAÃO


Ele é nosso pai na fé, também tido como o "amigo de Deus" (leia 2Crônicas 20:7), a quem o SENHOR chamou de Ur dos Caldeus, com a promessa de fazê-lo "pai de uma grande nação" (significado de seu nome). Quando foi chamado de sua terra natal, Abraão se chamava Abrão (que significa "pai fecundo"). Ele saiu de lá levando consigo a sua esposa, Sarai (que depois passaria a se chamar Sara), seu pai Tera e seu sobrinho Ló. Deus, que é fiel para cumprir com Sua Palavra, prometeu a Abraão lhe fazer herdar uma terra que manava leite e mel: Canaã; e também de lhe fazer uma grande nação e dar-lhe um filho. Em sua caminhada na fé, Abraão não só teve altos, mas também baixos. Quando a fome assolou a terra de Canaã, ele e toda a sua casa desceram ao Egito para escaparem daquela situação. Contudo, quando chegaram lá, ele disse que Sara não era sua esposa e, sim, sua irmã, temendo que fosse morto pelos egípcios, pois Sara era formosa e mais jovem que ele. De fato, Faraó quis a Sara como sua mulher, porém, por obra de Deus, o rei egípcio não a tocou, e quando soube da verdade, repreendeu a Abraão e os expulsou do Egito, dando-lhe, no entanto, gado e alguns escravos. Abraão voltou a Canaã com toda a sua fazenda e Deus tornou a lhe prometer um filho. Sara, entretanto, era estéril, ou seja, não podia gerar filhos. Talvez por isso ela tenha oferecido Agar (uma escrava que viera com eles do Egito) para que Abraão tivesse relações com ela para que lhe fosse gerado um filho, que, conforme o costume da época, seria como se fosse filho legítimo (dele e de Sara). Nasceu então, desta relação, Ismael. Porém, a Bíblia nos diz que para Deus não há impossível (Lucas 1:37)! O SENHOR abriu a madre* de Sara e esta concebeu, já avançada na idade, a Isaque, o filho da promessa. Algum tempo depois, Deus lhe pediu Isaque em sacrifício a Ele, e Abraão, mesmo triste, Lhe obedeceu. Quando estava prestes a realizar o sacrifício, um anjo enviado por Deus, o impediu, dizendo que seu temor ao SENHOR tinha sido provado! Que exemplo de confiança no Deus que tudo provê! Aleluia! A vida de Abraão é narrada no primeiro livro bíblico (Gênesis), do capítulo 11 ao 25.


______________

*“Abrir a madre” é uma expressão bíblica que quer dizer que a mulher poderá engravidar



MEDITE NISSO...

“O Mestre e o Aprendiz”


Certo mestre chamou seu aprendiz à porta do seu castelo, entregando-lhe uma colher que continha azeite. Sua missão: passar pelo castelo com aquela colher cheia de azeite, sem derramar nenhuma gota, até encontrar seu mestre do outro lado do castelo. O aprendiz começou então sua jornada, muito compenetrado por sinal. Sem derramar nenhuma gota, ele encontrou com o mestre como o combinado, no outro lado do castelo. Muito feliz por cumprir sua missão com êxito, ele perguntou se seu mestre estava contente com o seu feito. O mestre disse que sim, mas perguntou-lhe se ele havia prestado atenção na incomparável beleza de seu castelo enquanto caminhava. Entristecido, o aprendiz disse que estava tão preocupado em não derramar o azeite, que não teve como observar o que estava ao seu redor.

Da mesma forma somos nós, que recebemos a incumbência do Altíssimo Deus de vivermos a nossa vida evitando fazer coisas desagradáveis a Ele (derramar o azeite) e, ao mesmo tempo, aproveitarmos nossa vida com sabedoria (contemplar a beleza de Seu castelo).



VOCÊ SABIA?


»A Bíblia tão discreta quanto à idade de mulheres, que apenas duas têm suas idades reveladas: Sara, que morreu aos 127 anos (Gn 23:1) e Ana, a profetisa, com 84 anos quando agradeceu a Deus pela vinda do menino Jesus (Lc 2:36,37).

»Davi é o personagem mais vezes citado na Bíblia: 1.105 referências ao todo.

»Os Salmos 14 e 53 são exatamente iguais.

»A Bíblia tem 1.189 capítulos, 31.173 versículos, 810.600 palavras e 3.560.000 letras (ufa!!!).


Fonte: Revista Graça-Show da Fé. Graça Editorial, março/2005



TESTEMUNHO:

“A moto quebrou, minha vida mudou”


Noite do dia 19 de julho de 2001, quinta-feira, eu tinha acabado de dar aulas e ia pegar uma moto-táxi. Quando vinha, subitamente a moto estancou em frente ao Colégio Estadual, então o moto-taxista começou a tentar, sem sucesso, fazer a moto funcionar. Enquanto isso, fiquei perto do muro do colégio aguardando. Dois irmãos vinham do supletivo e reconheceram o rapaz da moto e pararam ali para ver se podiam ajudá-lo. Eles puxaram conversa comigo, me convidando para fazer uma visita à igreja da qual faço parte hoje. Eu disse que ia naquele fim de semana, mas não fui. Na terça-feira, avistei um dos irmãos e falei que iria no domingo. Naquele dia, eu fiquei refletindo sobre o grande passo que estava preste a dar. À noite, fui à igreja em Belém. Naquela ocasião, alguns irmãos de João Pessoa estavam fazendo uma visita. Passei o culto inteirinho meditando no que estava preste a fazer. Além de mim, também havia um senhor que não era crente. Aí eu fiquei pensando comigo: “Se ele aceitar, eu vou saber como é”—eu tinha curiosidade sobre como isto se dava nas igrejas evangélicas. Na hora do convite, entretanto, ele não aceitou, então um dos irmãos que tinham conversado comigo e me convidado naquela noite, me perguntou se eu queria aceitar naquela hora; eu afirmei que sim, ergui minha mão e fui até o altar.No trajeto, senti meus pés pesarem feito chumbo. Eu estava tão nervoso que, quando o pastor pediu que eu levantasse a mão direita para fazer a confissão, eu ergui a esquerda. Desde aquele domingo, 29 de julho de 2001, para glória de Deus, eu sou um crente lavado e remido no Sangue Carmesim do Senhor Jesus. Por sua infinita misericórdia sou professor da escola dominical, líder da Mocidade e canto no conjunto Ebenézer, aqui na Congregação I da Assembléia de Deus em Rua Nova. Com Jesus, tenho apenas quatro anos de vida, mas muita vida com abundância. Aleluia!!!

2 comentários :

  1. Valdemir, só inaugurar isso aqui visse ... Simmmm porque eu sei que se eu não fizer isso ninguém nunca vai comentar! kk Ei, mas sério parabéns pelo estudo ficou massa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valdemir, só inaugurar isso aqui visse ... Simmmm porque eu sei que se eu não fizer isso ninguém nunca vai comentar! kk Ei, mas sério parabéns pelo estudo ficou massa! Parabéns!

    ResponderExcluir

Comente e sugira, se for o caso! Queremos saber o que você achou do que leu. Muito obrigado por sua contribuição!

Related Posts with Thumbnails

Ele está por perto

Ele está por perto
Jesus jamais te abandona!